A Secretaria Municipal de Cultura e as bibliotecas públicas de Formiga realizarão no dia 26 deste mês a 10a edição do projeto “Árvore do Livro”.

O evento ocorrerá a partir das 8h30, na área externa do Centro Cultural Claudinê Sílvio dos Santos/Casa do Engenheiro, com diversas atividades direcionadas às crianças.

A programação começará as seguintes apresentações: literária, de teatro, hora do conto e de música, feita pela Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel). Logo em seguida, as crianças terão a oportunidade de participar de brincadeira literária e oficina de arte.

A supervisora das bibliotecas, Heloísa Silva de Sousa Pinheiro, informou que, na ocasião, haverá uma homenagem a escritores formiguenses. O evento continuará à tarde, com reabertura da hora do conto, apresentação de dança e brincadeiras literárias e oficina de arte.

‘Árvore do Livro’

O projeto trata-se de uma homenagem à árvore e à literatura, por isso é sempre realizado próximo ao Dia da Árvore (21 de setembro). Antes, o evento era promovido pelas bibliotecas públicas com o apoio da Secretaria de Educação. Neste ano, ele está sendo feito pelas bibliotecas em parceria com a Secretaria de Cultura.

Os objetivos são: fomentar a tradição literária de Formiga, propiciar acesso ao livro em geral, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.

Segundo Heloísa Pinheiro, o projeto sempre foi um evento de praça para unir árvore e livro. “Simbolicamente, são amarrados livros nas árvores para alertar ao público que assim como a árvore traz benefícios aos seres vivos, como renovação do ar e produção de frutos, os livros também oferecem boas ações, como amplia nossos conhecimentos, melhora nossa interpretação e redação, nos diverte com histórias de humor e até tem o poder de curar doenças”.

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: