Considerado o maior e mais conhecido festival de Rock ?n? Roll de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil, o ?Roça ?n? Roll? é realizado anualmente em Varginha e já virou rota certa para os amantes do estilo. O festival integra a agenda cultural da cidade. Pelo evento já passaram mais de 150 bandas e artistas da cena rock e heavy metal, underground e de renome nacional.
Em 2005 foi lançado o 1º CD oficial do ?Roça?, com a participação de 16 bandas nacionais. O lançamento foi subsidiado pela Cangaço Produções sem nenhum custo para as bandas participantes. O mesmo aconteceu com o primeiro DVD Oficial do evento. Lançado em 2006, o DVD teve a participação de 14 bandas e importantes depoimentos de apoiadores, jornalistas, artistas e de toda a produção envolvida no projeto.
O 2º DVD oficial, registrado durante a 9ª Edição, captou os melhores momentos do evento, com diversos registros e depoimentos, e a participação ao vivo de mais de 20 bandas em dois dias de evento. O DVD já se encontra em fase final de produção e deverá ser lançado ainda no final deste ano.
Ao longo dos nove anos de ininterrupta realização, mais de 40 mil pessoas já presenciaram os shows. E este público fiel e numeroso, cresce a cada ano. Em 2008, o evento comemora a sua 10ª edição. Para marcar essa edição comemorativa, a Cangaço Produções incluiu diversas inovações.
Uma das novidades será a tenda ?Aqui o Bixo Pega?. Nesse espaço vão acontecer workshops de guitarra, baixo, bateria e voz, com músicos de renome regional e nacional. Entre os workshops, grupos regionais farão apresentações simultâneas aos shows das bandas principais.
Como forma de valorizar a tradição mineira, será oferecido ao público presente, um Torneio de Truco. As duplas serão formadas por meio de sorteios para promover a interação de jovens de várias regiões.
No bar principal, será apresentado um espetáculo de pirofagia e malabares, como forma de resgatar a cultura circense entre os apreciadores de Rock and Roll. Nos intervalos das apresentações das bandas uma companhia teatro mambembe, composta por atores regionais, fará incursões teatrais junto ao público.
Outra atração da 10ª edição do ?Roça ?n? Roll?, será o ?Museu do Rock Varginhense. Neste espaço cultural, serão expostas fotografias, cartazes de shows, capas de CDs e Demo-tapes de bandas locais. No mesmo local, será realizado uma exposição de ?Fanzines? (revistas alternativas) de várias países.
Todo evento será registrado em áudio e vídeo para compor o 3º DVD oficial do evento. Esse DVD é um registro histórico do festival e, ao mesmo tempo, difunde e divulga o trabalho dos grupos participantes. O DVD será lançado em outro evento promovido pela Cangaço Produções, no mês de novembro de 2008, que vai reunir 10 bandas de projeção nacional.
Os ingressos do ?Roça ?n? Roll? podem ser adquiridos por preços promocionais até o dia 6 de junho. Reservas podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Os primeiros mil ingressos serão presenteados com um CD coletânea do festival. Outras informações no site: www.rocainroll.com.

COMPATILHAR: