Nesta terça-feira (23), católicos de todo o mundo celebram o Dia de São Jorge, data em que o santo, natural da Capadócia, morreu em 303 d.C., na Nicomédia, na Turquia. Em algumas cidades brasileiras a data é, inclusive, feriado, em virtude da idolatria ao mártir. Por isso, resolvemos listar alguns fatos e curiosidade sobre o bravo guerreiro, que é sincretizado na umbanda com Ogum.

Falecimento

O Dia de São Jorge foi escolhido em virtude da data de seu falecimento, 23 de Abril de 303 d.C., na Nicomédia, na Turquia. Seus restos mortais estão na igreja que leva seu nome, que está localizada na Lídia, em Israel.

Lenda

São Jorge teria nascido em 275 d.C., na Capadócia, Turquia. Sua fama de “bravo guerreiro” deve-se ao fato de que ele, enquanto membro do exército romano, ter confrontado o imperador Diocleciano, que perseguia e matava cristãos. Em virtude disso, foi torturado e degolado.  Conta a lenda que ele não sentiu dor durante o ato cruel, sendo enterrado vivo, o que teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte.

Unindo a Igreja Católica

São Jorge é o único santo venerado tanto na Igreja Católica Apostólica Romana, quanto na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.

Sincretismo com a umbanda

No Brasil, a devoção a São Jorge cresceu pelos escravos que, proibidos de adorar seus Orixás, passaram a fazer seus cultos associando sua imagem a Ogum, que é Orixá da guerra, do fogo e da tecnologia.

Na bandeira da Inglaterra

São Jorge foi padroeiro da Inglaterra até 1893, quando o papa Leão XII o substituiu por São Pedro. Porém, ainda assim, a cruz de São Jorge (vermelha sobre fundo branco) ainda é usada na bandeira do país britânico. Ela foi adotada pelo rei Ricardo Coração de Leão, no século XII. Seus soldados a utilizavam em suas túnicas para evitar confusão em batalha.

Santo catalão

Além de inglês, São Jorge é o padroeiro da Catalunha, na Espanha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, em 23 de abril, é comum que em Barcelona os homens deem às amadas a flor rubra.

Rebaixado

Porém, São Jorge chegou a perder espaço na Igreja Católica. Em 1963, o papa Paulo VI o rebaixou para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o papa João Paulo II restaurou sua relevância.

São Jorge e o dragão

A associação de São Jorge e o dragão surgiu em meados do século XII. O monstro simbolizaria a idolatria destruída com as armas da fé cristã. A tradição diz que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Shakespeare

William Shakespeare nasceu e morreu no Dia de São Jorge. Ele nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616, quando o bravo guerreiro ainda era padroeiro da Inglaterra.

Futebol

São Jorge é, também, padroeiro do Corinthians e do Bangu. Sua bandeira também está presente no escudo do Barcelona.

Feriado

No Rio de Janeiro, a data da morte do santo tornou-se feriado devido à grande quantidade de fieis.

Música

É difícil precisar quantas vezes o nome do bravo guerreiro e seus feitos aparecem na música brasileira. Porém, só para listar alguns artistas, São Jorge já foi homenageado em canções por Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Jorge Ben, Maria Bethânia, Racionais MC’s e Zeca Pagodinho.

Nus

Alguns búlgaros rolam nus no orvalho da manhã do Dia de São Jorge. Eles acreditam que o orvalho da manhã é abençoado pelo santo.

Conheça a oração de São Jorge:

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

 

Fonte: O Tempo ||

COMPATILHAR: