Da Redação

De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quinta-feira (9), 14 municípios da região possuem rumores de morte de macacos por febre amarela – ou seja, animais mortos foram encontrados, mas não foram feitos exames. Dentre os municípios, Japaraíba e Tapiraí estão sob investigação. Em Japaraíba, a Prefeitura confirmou que a morte do primata foi causada pela doença.

Os municípios que têm rumores de morte de primatas são: Arcos, Lagoa da Prata, Bambuí, Medeiros, Moema, Araújos, Conceição do Pará, Córrego Danta, Estrela do Indaiá, Leandro Ferreira, São Sebastião do Oeste e Serra da Saudade.

Ainda segundo o boletim, até essa quinta-feira, 908 pessoas foram notificadas com febre amarela, 190 casos foram confirmados e 54 foram descartados. Em relação aos óbitos, há 146 óbitos suspeitos. Desses, 66 foram confirmados.

Vacinação

Algumas cidades da região realizaram campanhas para intensificar a imunização contra a doença, outros municípios, como Formiga, optaram por não realizar campanha, apenas disponibilizaram a vacina nos postos de saúde, nos horários normais de atendimento das unidades.

Deverão ser imunizadas crianças menores de 5 anos conforme esquema de vacinação: uma dose aos 9 meses e outra com 4 anos.  Pessoas a partir de 5 anos até 59 anos de idade: que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade; que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação; que possuem uma dose após 5 anos: Fazer o reforço. As pessoas que já receberam duas doses da vacina já estão imunizadas e pessoas com mais de 60 anos deve seguir  orientação médica.

Não há tratamento específico contra a febre amarela, mas a mesma orientação utilizada para dengue deve ser seguida, ou seja, não utilizar medicamentos à base de salicilatos (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

 

COMPATILHAR: