O dia 18 de maio ficou marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Data que não deve ser vista como comemoração e sim como reflexão. São inúmeros os casos que vemos por todo o país de violência sexual contra os ?indefesos?.
A data marcou o início da campanha de esclarecimento que terá como slogan ?Negociar Sexo com Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie?. O coordenador de campanhas da Childhood Brasil (Instituto WCF Brasil), Itamar Gonçalves, afirmou, em entrevista à Rádio Nacional, que a campanha deste ano se concentrará nos abusos praticados contra menores nas rodovias brasileiras.
Formiga, infelizmente, convive com essa realidade. Sabe-se que casos recentes de pedofilia foram registrados na cidade, dois envolvendo servidores do setor público, porém as informações não têm sido divulgadas. Mas ações concretas mesmo para combate à exploração sexual, especialmente neste dia, não foram executadas e são raras no município.
Por todo o país, houve atividades alusivas à data, como distribuição de panfletos em hotéis, táxis e locais turísticos. Em alguns estados foi exibido o filme Cinderelas, Lobos e Príncipes, que mostra a realidade de milhares de crianças e adolescentes submetidos à exploração sexual.
No Rio de Janeiro, por exemplo, houve protesto na escadaria do Palácio Pedro Ernesto, sede do Legislativo fluminense, na Cinelândia. Em São Paulo também houve intensa mobilização. Em Belo Horizonte, especialistas no assunto foram às ruas levando arte e informação à feira de artesanato da Avenida Afonso Pena, além de outras atividades.
Cidades do interior de Minas também se mobilizaram: em Uberaba e Ituiutaba, a data foi lembrada com conscientização, por meio de panfletagem. Em Uberlndia, a Prefeitura, em parceria com o Ministério Público, promove nesta terça-feira (19) o Seminário de Combate ao Abuso, a Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A fim de combater a pornografia infantil na internet, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira a Operação Turko, que prendeu dez pessoas em flagrante em 20 estados e no Distrito Federal, sendo as prisões no Espírito Santo (1), Pernambuco (1) Paraíba (1), Rio Grande do Sul (2) e São Paulo (5). Foram quebrados o sigilo de 265 perfis do Orkut e cumpridos 92 mandados de busca e apreensão.

COMPATILHAR: