O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG Oeste) disponibilizou mais canal para solicitação de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O aplicativo chamado “192 Fácil”, já pode ser baixado gratuitamente no App Store ou no Google Play. A plataforma foi criada para tornar mais rápido e prático o acionamento do Samu.

Segundo o secretário executivo do Cis-Urg José Marcio Zanardi, ao baixar o App, o usuário cadastra o nome, a data de nascimento, telefones e locais favoritos, como o de casa ou do trabalho.

Com isso, caso precise ou outra pessoa que esteja próximo necessite de socorro, basta acionar o aplicativo e ligar por ele para o 192 que todas as informações cadastradas já serão carregadas na tela da Central de Regulação que realiza o atendimento. É possível também enviar a localização, via GPS, para o atendente, além de discriminar o motivo da ligação.

“Facilitando a identificação e localização do solicitante, ganharemos mais agilidade no atendimento. O tempo de resposta é fundamental para um atendimento de emergência e pode fazer a diferença entre a vida e morte do cidadão”, destacou José Marcio.

App integrado

O aplicativo já está integrado com as centrais de regulação que atendem mais de 600 municípios mineiros, incluindo todos os Consórcios Regionais do Estado de Minas Gerais, onde o sistema de regulação médica e comunicação entre a central e as ambulâncias é feita via SkySamu.

Com isso ao ligar pelo aplicativo para o 192, a ferramenta já direciona a ligação para a central da região onde o usuário está e caso o app seja usado em regiões que não usam o sistema de regulação, a ligação é direcionada para a Central Geral do 192.

Fonte: G1

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