Os alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da FUOM participaram da 1ª Mostra de Matemática, realizada no mês passado.
A mostra faz parte do projeto de matemática que tem como propósito despertar o interesse e o raciocínio dos alunos por meio de uma gincana envolvendo cálculos matemáticos e desafios com o conteúdo trabalhado durante o ano.
A gincana permitiu que os alunos aprendessem brincando e também a usarem a criatividade para resolverem o mais rápido possível cálculos matemáticos.
Os alunos foram divididos em três turmas, por cores: amarelo, azul e branco, com participantes de todas as turmas dos 6º e 7º anos. Cada equipe tinha um líder que comandava o grupo para cumprirem as tarefas solicitadas.
Para dinamizar o processo, a gincana foi dividida em três etapas. A primeira com 36 questões de múltipla escolha, rápidas e fáceis de serem resolvidas; a segunda fase contou com 15 questões abertas e a terceira teve desafios.
Quando a equipe errava a resposta, a pergunta era repassada aos alunos que estavam nas torcidas e quem acertava ganhava brindes. Assim, todos os alunos puderam participar e se divertiram muito brincando com os números.
Ao final da disputa, a equipe vencedora foi a amarela. A 1ª Mostra de Matemática foi organizada pela coordenadora do Ensino Fundamental, Elaine Cristina Vaz Miranda, pelas professoras de matemática kelly Teixeira dos Santos e Sandra Terezinha S. Greco, também pela diretora do Colégio de Aplicação, Divina Solange do Nascimento.
Além da gincana, foi realizada uma exposição de trabalhos de origami feitos pelos alunos.

COMPATILHAR: