Os pipeiros de Arcos promoverão, no dia 25 deste mês, das 9h às 17h, o “1º Festival de Pipa”.

O evento terá o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e acontecerá no Parque Aquático Adriano Carlos de Oliveira ‘Didi’, situado na rua Belo Horizonte, 612, no bairro Sol Nascente.

Haverá Praça de Alimentação no local, e também premiações.

Não ao uso do cerol e linha chilena

Nesse evento, o uso de cerol e linha chilena será proibido. Os organizadores buscarão passar a mensagem da não utilização desses artifícios.

De acordo com a Prefeitura de Arcos, vale ressaltar que o risco não é só para quem faz o uso dos produtos, mas para todos que estão ao redor.

Para conhecimento

O cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído, que as crianças passam nas linhas das pipas para que consigam cortar a linha de outras pipas, em uma espécie de competição ou disputa.

A linha chilena corta até quatro vezes mais que cerol. Para a fabricação da linha chilena, é utilizado óxido de alumínio e quartzo moído, conferindo um poder cortante muito grande.

 Riscos de acidentes

Algumas vezes a pipa pode ficar descontrolada e acabar abaixando. A esticada pode atingir motociclistas ou ciclistas que passam na rua e acabar causando um corte no pescoço ou outra parte do corpo. Todos os anos, nesse mesmo período, são registrados vários casos de pessoas atingidas por cerol ou linha chilena.

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

Imprimir

Comentários