Da Redação 

Formiga realizará entre os dias 3 e 9 de abril, a primeira edição do Festival do Peixe. O evento, que ocorrerá em Formiga e no distrito de Pontevila, consistirá em um circuito gastronômico com pratos à base de peixe.

Do dia 3 ao dia 7 de abril, o evento será realizado em diversos bares de Formiga. Nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), a festa vai para Pontevila. Lá, além da venda de pratos à base de peixe, haverá também shows e uma praça de alimentação ao ar livre.

O festival será promovido pela Prefeitura em parceria com o Núcleo Gastronômico da Acif/CDL para aquecer a economia com o fomento à gastronomia local, atraindo turistas para a cidade e divulgando a região do Lago de Furnas.

(Foto: Diulgação/Secom)

Em Formiga os estabelecimentos que receberão o festival são:

Sal e Brasa, Bunitão, Deck Beer, Cachaçaria, Queens, The Place e Chapadas Beer.
Em cada dia da semana o festival ocorrerá em um ou dois estabelecimentos, sendo que eles apresentarão pratos especiais feitos com peixe. Todos os bares e restaurantes participantes fazem parte do Núcleo Gastronômico Acif/CDL.

“O Festival do Peixe é uma grande oportunidade de divulgarmos os bares e restaurantes de Formiga. Nossa cidade tem estabelecimentos muito bons, que servem ótimos pratos, e um evento como esse, que receberá pessoas de várias cidades vizinhas, nos dará a oportunidade de mostrarmos a qualidade da gastronomia local”, comentou a proprietária do Bunitão, Roma Vasconcelos.

(Foto: Divulgação/Secom

Em Pontevila:

Será montada na praça principal uma estrutura que abrigará diversas atividades culturais e de entretenimento. A venda dos pratos à base de peixe ficará por conta do Bar do Joaquim, do Viana’s Bar e do Bar do Zequinha.

“A realização do Festival do Peixe mostra como é importante a parceria entre Prefeitura, entidades e empresas. O evento só ocorrerá porque temos como parceiros a Acif/CDL e os bares e restaurantes. Foi uma união que se organizou e agora coloca em prática as ações planejadas. Tenho certeza que o Festival do Peixe será um sucesso e, com o passar dos anos, só vai crescer”, afirmou o coordenador do Departamento de Turismo, Thadeu Alencar.

Proprietários de restaurantes e bares, ouvidos pelo Nova Imprensa estão entusiasmados com a inciativa do festival e garantem que se depender da qualidade dos produtos ofertados, do bom e cortês atendimento e do esforço para que os preços atraiam novos clientes, o sucesso do empreendimento está garantido.

“Para nós, em especial aqui no entorno do lago, que é sim o ‘Portal do Mar de Minas’, é muito importante que a festa ocorra, não só uma vez por ano, mas quem sabe, duas três ou mais vezes”, comentou um jovem empresário de Pontevila.

Ação como esta, aliada a outras que certamente a administração conhece, serão de primordial importância para devolver à cidade de Formiga as benesses que o fluxo de turistas que a região de Furnas tem potencial para receber pode carrear para o município.

Festivais como este e outros eventos que poderão ocorrer com apoio da administração pública, certamente farão com que a infraestrutura existente –  hotelaria, bares e restaurantes, marinas, clubes e outros equipamentos existentes na região – se revitalizem e sintam a possibilidade de promoverem, em parceira com os demais atores, inclusive o poder público, eventos, torneios, campeonatos, feiras, dentre outros que atraiam clientes das mais diversas regiões.

Beleza natural não falta ao município. Proximidade com grandes centros e ainda desfrutando de uma razoável malha viária, a região de Furnas por possuir o maior atrativo do mundo – água – e dispondo de fácil acesso, pode sim, receber eventos de grande porte e é capaz de fomentar o desenvolvimento por meio de inciativas ligadas a setores diversos como cultural, religioso, esportivo, educacional, etc.

O Festival do Peixe, certamente atrairá turistas (participantes), de todas as gerações e região. Pesca é paixão que atraí crianças, jovens e os de maior idade. A farra aliada à gastronomia e certamente com a oferta de produtos artesanais produzimos no município, dará o tom deste evento que, provavelmente, será o primeiro de uma série de muitos outros a se realizarem na cidade.

Certamente se os milhares de investidores, proprietários ou frequentadores dos balneários construídos no entorno de Furnas, abraçarem esta grande inciativa, Furnas e a sede do município deverão receber um grande número de visitantes.

Confira a programação:

Data                Empresa                     Prato Especial

Dia 3           Sal e Brasa            Pescada Branca à moda Sal e Brasa

Dia 4           Bunitão                    Batata recheada de tilápia/ moqueca de tilápia

Dia 4           Deck Beer              Moqueca Deck Beer/ posta de tilápia ao molho do chef

Dia 5           Cachaçaria              Tilápia grelhada à moda Cachaçaria

Dia 5             Queens                   Tilápia à moda Queens

Dia 6             The Place                 Escabeche de peixe

Dia 6         Chapadas Beer           Moqueca da Neucy/ tilápia tropical

*O Restaurante Sal e Brasa é o único estabelecimento que participará do festival no horário do almoço. Todos os outros estarão abertos no período da noite.

(Foto: Divulgação/Secom)

COMPATILHAR: