Entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, foi promovido o 1o Seminário de Pecuária Leiteira do UNIFOR-MG. A Sala de Multimeios 2 do campus recebeu representantes, professores e alunos do Centro Universitário, além de produtores rurais, técnicos, profissionais da área e estudantes de outras instituições, como IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)/Bambuí/MG.

A mesa de abertura do Seminário foi composta pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pela coordenadora geral de Graduação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; e pelo coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio Garcia Silva de Oliveira.

Na oportunidade, médicos veterinários, engenheiros e biólogos ministraram palestras sobre diferentes temas, nos períodos vespertino e noturno. No dia 31, os ?Aspectos gerais da criação de bubalinos leiteiros? foram abordados pelo Ms. Fabrício Rodrigues Amaral. A Dra. Fabrízia Portes Curi Lima falou sobre ?Manejo Reprodutivo?. O Dr. Evandro Davanço F. Souza abordou o assunto ?Terapia hormonal; melhoria dos índices reprodutivos?. Para encerrar o ciclo de palestras do dia, o Ms. Daniel de Castro Rodrigues fez uma explanação de tema ?Desafio do controle do carrapato?.

Na terça-feira, ?Criação de bezerras? foi o título da palestra ministrada por Dr. Fabiano Jungueira. ?Silagem de alimentos alternativos? foi a apresentação feita por José Roberto Júlio. O coordenador de Medicina Veterinária, Prof. Ms. Dênio, falou sobre ?Afecções podais em vacas de leite?. As atividades do dia foram encerradas com a explanação da Dra. Débora Alves Ferreira, que explicou o ?Manejo nutricional de vacas leiteiras?.

O evento terminou no dia 02, com a realização de duas palestras: ?Controle e prevenção da mastite?, com a Ms. Raquel Ribeiro Dias; e ?Coleta e remessa de materiais para laboratório?, com o Dr. José Maurício da Rocha.

O evento foi promovido pela coordenação de Medicina Veterinária, com o apoio dos alunos do curso, principalmente dos estudantes do 8° período, Rúbia Cristina Miranda e Henrique Faria Medeiros. Segundo o coordenador, o Seminário foi um sucesso entre a comunidade acadêmica e também entre os convidados em geral. ?As palestras contaram com cerca de 80 participantes cada uma. Devido à excelente repercussão em relação ao encontro, pretendemos promover outro Seminário no ano que vem?, disse.

Sorteios
Durante o evento, vários brindes foram sorteados aos participantes, dentre eles, dez doses de sêmen de Gir Leiteiro, oriundos da Fazenda Juá, de Arcos/MG.

Algumas empresas apoiaram a realização do evento. Foram elas: Comercial Alvorada; Embaré; Laticínios Prainha; Laboratório Ouro Fino Saúde Animal; e Laboratório Intervet Shering-Plough Animal Health.

COMPATILHAR: