As escolas da rede municipal de Formiga prepararam para este dia 20 ? Dia Nacional da Consciência Negra ? uma programação especial para seus alunos se inteirarem e interessarem pela cultura negra no Brasil.
Na Escola Municipal José Honorato de Castro foram preparados alguns trabalhos para explanar sobre o tema entre seus alunos. Atividades como a confecção de trabalhos artísticos, painéis, produção de textos e debates estão sendo programados para todo o dia.
Durante a manhã desta quinta-feira, o presidente do Conselho Municipal da Identidade Negra (COMIN), José Antônio Firme realizará palestras nas escolas municipais Aureliano, Arlindo de Melo e, à noite, estará no Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), falando aos alunos do curso de Serviço Social sobre a reflexão do 20 de novembro e sobre a luta de Zumbi pela libertação dos escravos.
Já na Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, está em exposição trabalhos da disciplina de Artes dos alunos do CESEC, sobre os costumes africanos, para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.
Os trabalhos criados pelos alunos retratam como eram os quilombos formados por negros refugiados das senzalas dos senhores de engenho. A disciplina de artes engloba o ensino fundamental e médio e tem como objetivo levar os alunos a compreenderem a arte no processo histórico e cultural do Brasil e do mundo.
Amanhã (21), membros do COMIN se reunirão com o prefeito Aluísio Veloso a partir das 15h, para discutir sobre a estruturação do Conselho. Firme também comentou sobre a possibilidade de, em 2009, ser construída em Formiga a ?Casa de Ambrósio?m onde funcionaria a sede do Conselho.
Os eventos especiais estão programados para a manhã deste sábado ? 22 ? na Praça Getúlio Vargas. Haverá apresentação do músico Dinei, de grupos de Hip Hop e de capoeiristas.

Sobre a data
A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares, foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Portanto, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

COMPATILHAR: