Um em cada cinco ônibus interestaduais trafega com excesso de peso, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O número foi constatado durante as fiscalizações desse fim de ano.
Um ônibus com 43 passageiros passa pela balança e registra 275 quilos a mais do que o permitido. O problema começa no embarque. Cada pessoa pode viajar com até 30 quilos de bagagem, mas nem sempre é o que acontece. Em alguns terminais rodoviários, cerca de 25% dos passageiros passam do limite.
Numa balança na BR-262, cerca de 70 ônibus são pesados por dia, desses, 15% estão com excesso de peso, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Situação como essa é ainda mais comum no período de férias, já que o número de viagens aumenta. A ANTT constatou que nas estradas do país, 20% dos ônibus trafegam com excesso de peso. Índice alto, principalmente se comparado ao dos caminhões que varia de 3% a 4%.
Ainda de acordo com a ANTT, esse percentual indica que esses veículos são utilizados também para transportar cargas e encomendas. ?O excesso de peso causa danos ao asfalto, além de maior necessidade de manutenção?, ressalta o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Lázaro Durval Montandon.
O valor da multa varia de acordo com o peso em excesso.

COMPATILHAR: