A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais divulgou, neste domingo (16), que 81 municípios decretaram situação de emergência no Estado. Em Baependi, no Sul de Minas, várias encostas deslizaram e foram registrados vários pontos de inundação neste sábado (15). Quarenta pessoas foram desalojadas e 14 desabrigadas. Com a chuva, duas casas foram destruídas e outras 15 danificadas.
Em Minas Gerais, 16 pessoas morreram desde o dia 23 de novembro de 2010 por causa das chuvas, que também deixaram 72 pessoas feridas. De acordo com o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais deste domingo (16), 17.180 pessoas foram desalojadas e 2.374 estão desabrigadas. Mais de seis mil casas foram danificadas, sendo 235 totalmente destruídas. Mais de 330 pontes foram danificadas e 104, destruídas, segundo o boletim.
Em Pouso Alegre, as inundações se concentram principalmente no bairro São Geraldo. Várias casas foram inundadas e um campo de futebol foi totalmente submerso. Em Santa Rita do Sapucaí, plantações e pastagens foram cobertas. A água se aproxima da Rodovia Fernão Dias, principal ligação de Belo Horizonte com São Paulo.
Já em Santa Rita do Sapucaí, o que chama a atenção é o nível do Rio Sapucaí. Três bairros foram atingidos. Ruas e quintais estão submersos. No município de São Lourenço, o Rio Verde transbordou. Pessoas ficaram ilhadas nas próprias casas. Nem a pista do aeroporto escapou da inundação.
Em Alagoa, na mesma região, ainda existem muitos problemas. O município decretou estado de emergência neste sábado (15). Cento e setenta e duas pessoas estão desalojadas ou desabrigadas. Dez casas ficaram destruídas e outras 53 danificadas. A preocupação agora é que comecem a faltar produtos básicos.

COMPATILHAR: