A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, realizará de 14 a 21 de novembro o 23º Mutirão de Limpeza com Coleta Seletiva de Lixo. O trabalho será feito em todos os bairros de Formiga. Durante esse período, agentes recolherão os materiais recicláveis que possam acumular água.
O coordenador do Setor de Controle de Endemias, Anderson Ricardo Avelar Castro, esclarece que o mutirão é também uma ação de caráter educativo. O principal objetivo desta ação é sensibilizar a população sobre o quanto é importante a sua participação no combate à dengue, sendo que, a própria comunidade gera os recipientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessa doença, conta.
Anderson Castro destaca que é necessária a colaboração de todos para que essa iniciativa tenha um bom resultado. É importante que todos os moradores estejam atentos à data da coleta em seu bairro e que, durante esse dia, coloquem na porta de suas casas o material a ser recolhido. Ele esclarece também o caráter preventivo dessa campanha. Com a implantação do Aterro Sanitário, a população deve trabalhar todos os dias para descartar o material reciclável, pois esse material pode favorecer o aparecimento de diversas doenças, como, por exemplo, a dengue.
Apesar de o trabalho ser contínuo, as atividades devem ser intensificadas de outubro a maio, pois esse é o período mais crítico com relação à procriação do mosquito Aedes aegypti, devido ao tempo chuvoso, que favorece o acúmulo de água. Nos meses de outubro a dezembro, são chuvas intercaladas com tempo mais seco. De janeiro a março, as chuvas são mais constantes e, em abril e maio, elas começam a cessar.
O coordenador disse que entre as medidas de intensificação das atividades podem ser destacados um mutirão realizado em março e outro em novembro, para a limpeza com coleta seletiva de lixo, pedágios, palestras, eventos em escolas e outros locais, coleta de pneus (que são feitas de acordo com a necessidade do município) e instalação de telas em caixas d´água de difícil acesso.
No Dia de Finados, os agentes de endemias trabalharam orientando a população, com o auxílio de panfletos e cartazes, sobre medidas preventivas e educativas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Confira a Programação do 23º Mutirão
Sábado (14/11) – Bairros: Maringá, Industrial, Souza e Silva, São Sebastião, Planalto, Mangabeiras, Saudade, Maria Cristina, Nirmatele

Segunda (16/11) – Bairros: São Luiz, Sagrado Coração de Jesus, Água Vermelha, Vila São Vicente, Vila Imperial, Palmeiras, Pôr do Sol, Del Rei, São Lourenço

Terça (17/11) – Bairros: Santa Teresa, Bom Pastor, São Geraldo, Jardim Minas Gerais, Esplanada do Castelo, Belvedere, Eldorado, Cidade Nova, Leal, Elza Dinorah, Universitário, Vila Giarola, Beira Rio, José Balbino da Silva

Quarta (18/11) – Bairros: Vila Irba, Santa Luzia, São Raimundo, Jardim Guanabara, Padre Remaclo Fóxius, Vila Esperança, Rosário, Maria Conceição de Castro, Quartéis, Nossa Senhora das Mercês, Lajinha, Vila Carmelita, Ramiro Batista da Costa

Quinta (19/11) – Bairros: Alvorada, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Alvorada, Quinzinho, Vila Ferreira, Ouro Verde, Rosa Mística, José Branco, Vila Castro, Jardim Montanhês

Sexta (20/11) – Bairros: Bela Vista, Novo Horizonte, Santo Antônio, Novo Santo Antônio, Centenário, Areias Brancas, Vila Licínio, Morada do Sol, Centro

Sábado (21/11) ? Bairros: Alto da Praia, Nova Vista, Jardim Morumbi, Recanto da Praia, Jardim das Oliveiras, São José Operário, Ércio Rocha, Vargem Grande.
Dicas para combater o mosquito da dengue
* Mantenha a caixa d´água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Vede com tela a abertura da saída do excesso d´água (o ´ladrão´)
* Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas de chuva
* Se você não colocou areia e acumulou água do vaso no pratinho de sua planta, lave-o com escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.
* Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

COMPATILHAR: