Na próxima quarta-feira (25), comemora-se o Dia Internacional da Tireoide. A Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-MG), departamento científico da Associação Médica de Minas Gerais, aproveita a data para fazer um alerta à população.
Estima-se que 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhece sua condição. ?As mulheres e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide, mas elas também acometem homens e crianças?, afirma o presidente da Sbem-MG, o endocrinologista Paulo Augusto Carvalho Miranda.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada no pescoço, logo abaixo do ?pomo-de-adão?, popularmente conhecido como ?gogó?. Ela produz os hormônios T4 e T3, responsáveis pela regulação do metabolismo. Quando a tireoide produz hormônios demais (hipertireoidismo) ou de menos (hipotireoidismo) todo o organismo é afetado. Órgãos importantes, como cérebro, coração, fígado, rins, entre outros, podem ser prejudicados. ?Se não tratadas, as doenças da tireoide podem causar complicações graves, como insuficiência cardíaca e infarto?, alerta Miranda.
Os distúrbios da tireoide podem ainda afetar a gestação e o feto. ?As gestantes devem avaliar a função da tireoide durante o pré-natal e submeter o nenê ao teste do pezinho logo após o nascimento. O teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito. Se a criança apresentar a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar complicações por toda a vida, como déficit mental?, orienta o presidente da Sbem-MG.
A boa notícia é que as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas por meio de um exame de sangue, o TSH, que avalia os níveis do hormônio estimulador da tireoide. O teste é simples, de baixo custo e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as pessoas podem realizar o auto-exame. Ao encontrar nódulos na tireoide, deve-se procurar ajuda médica. Segundo o endocrinologista Paulo Miranda, a maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas é preciso descartar a hipótese de câncer.
Veja os principais sintomas:
Hipertireoidismo
– Irritabilidade ou nervosismo excessivo,
– Dificuldade em subir escadas,
– Calor excessivo,
-Aumento dessa glândula,
-Produção dos olhos
– Insônia,
– Coração acelerado,
– Perda de peso,
– Intestino solto ou diarréia freqüente,
– Tremores nas mãos.
Hipotireoidismo
– Cansaço,
– Ganho de peso,
– Queda de cabelo,
– Aumento da tireoide,
– Rosto e olhos inchados,
– Sonolência,
– Fraqueza muscular e câimbras,
– Depressão,
– Pele e cabelos secos,
– Intolerância ao frio,
– Infertilidade,
– Prisão de ventre,
– Em crianças e adolescentes, queda no rendimento escolar e atraso no crescimento.

COMPATILHAR: