O segundo encontro Motivacional de Tabagismo foi realizado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Unidades de Saúde “Padre Dionísio” e “Cristino Antônio de Faria”, de Córrego Fundo, na semana passada.

Na oportunidade, foram realizadas entrevistas individuais para estabelecer um projeto de tratamento individualizado, mesmo sendo uma atividade desenvolvida em grupo, buscando maior eficácia para obter a abstinência do tabaco e a remissão da dependência.

A partir desta medida, os participantes passarão por atendimento médico para avaliação do quadro clínico, antes do próximo encontro. De acordo com a avaliação dos participantes, estes poderão ser encaminhados para acompanhamento psicológico, medicamentoso e para tratamentos complementares como a auriculoterapia, para auxiliar no tratamento.

O projeto do Grupo de Tabagismo é coordenado pela psicóloga e coordenadora do NASF, Walquíria Resende de Oliveira Teixeira, e pelas enfermeiras coordenadoras das UBSs, Leila Rocha Paim e Silvane Maria Costa.

As atividades para tratamento terão início em outubro, com previsão de quatro encontros semanais. Posteriormente, serão realizados dois encontros quinzenais e, até agosto de 2020, encontros mensais para manutenção do tratamento e prevenção de recaídas.

A previsão é de que participem do grupo aproximadamente 16 pessoas. Após o dia 2 de outubro, o grupo estará fechado e não há como entrar novos participantes.

Os tabagistas que não participaram desse último encontro e ainda desejarem ingressar no grupo devem procurar a enfermeira de sua Unidade de Saúde até a próxima terça-feira (24).

Imprimir

Fonte:

Prefeitura de Córrego Fundo