O 3º Encontro do Pescador Esportivo de Formiga será realizado no dia 26 de março. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Formiga e da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), será no clube Furnastur e está sendo organizado pelos pescadores esportivos Vicente Nogueira Filho e Airton Lagoeiro.
O torneio começará às 8h30 e terminará as 17h30. De acordo com o regulamento serão premiadas cinco equipes, que apresentarem os maiores exemplares de peixes das espécies dourado, tabarana e tucunaré, com tamanho mínimo de 25 cm.
É importante lembrar que o torneio será apenas esportivo com a modalidade iscas artificiais e arremesso (BAIT), sendo totalmente proibido o uso de iscas vivas, ou outro tipo de modalidade de pesca.
Serão entregues troféus para equipes que ficarem entre as cinco colocadas. Além disso, será sorteado um barco e outros brindes relacionados a pesca esportiva. Todas as equipes que estiverem participando do torneio poderão concorrer ao sorteio.
Ao final do evento será realizada uma palestra com o tema ?Pesca Esportiva no Lago de Furnas, ministrada por Zeca da Caterva, do site Fórum de Pesca.
O pescador Airton Lagoeiro comentou sobre a importância da pesca esportiva. ?Se praticarmos a pesca esportiva garantiremos o estoque pesqueiro nos lagos e incentivaremos o mercado consumidor através de criatórios. Além disso, a pesca esportiva atrai pescadores do Brasil inteiro e isto gera empregos na região. Outro fator extremamente importante, é a defesa ambiental?, afirma.
Vicente Nogueira também falou da importância da realização deste evento. ?Nosso objetivo é conscientizar sobre a preservação do peixe com a pesca esportiva. Além disso, uma das coisas mais importantes, é que o evento incentiva o turismo na região?, disse.
O valor da inscrição, que será encerrada dia 21 de março, é de R$100 e uma cesta básica por barco. Interessados podem fazer suas inscrições pelo site www.casa505.com.br ou na Casa 505, localizada à Quintino Bocaiúva, 45 – Centro (37) 3321-2877 e Fazenda Paraná (BR 494 Km 22,5) (37) 3259-9737 com o Kléber.
Pesca Esportiva
É uma pesca que se pratica como um esporte ou hobby, sem que dela dependa a subsistência do pescador. Também se pode chamar de pesca de lazer ou pesca amadora. Uma das modalidades mais populares da pesca desportiva é a praticada utilizando-se apenas vara de pesca, linha de pesca e anzol.
A pesca esportiva é praticada no mar, rios, lagos utilizando-se iscas naturais ou molinetes ou carretilhas.
A pesca recreativa está entre as atividades de integração social e lazer mais difundidas no mundo, sendo uma prática que promove a união familiar ou de grupos de amigos. Muitas vezes é a principal motivação para uma viagem de turismo.
Apesar de ser pouco explorada no Brasil é grande o potencial desta atividade devido à variedade de peixes e à grande extensão costeira e rede hidrográfica, quando comparada com a América do Norte, que atualmente gera um enorme resultado com o turismo pesqueiro.
A pesca esportiva é uma evolução ecologicamente correta da pesca amadora. Entre as várias opções de pesca, a que mais vem se popularizando é o pesque-pague, uma atividade barata, bastante difundida e próxima às grandes cidades.
Algo bastante comum é considerar que a pesca desportiva é somente a pesca do marlin e outros peixes marinhos de grande porte, porém, existem várias outras espécies, de menor tamanho, que se enquadram nesta modalidade de pesca como a truta que apresenta de 30 cm a 40 cm e, também existe a modalidade dedicada à pesca das grandes carpas, denominada Carp fishing, que poderia ser praticada em qualquer pesque-pague.

COMPATILHAR: