Nesta segunda- feira (31), o vice- governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, fez o lançamento da edição 2009 do programa Segundo Tempo. O evento aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
O projeto, em parceria com o governo federal e prefeituras, foi criado com o intuito de garantir acesso à prática esportiva de qualidade para 40 mil estudantes matriculados em escolas públicas mineiras. O programa atenderá a crianças com idade entre 7 e 12 anos de 170 municípios. O governo de Minas entregará kits com bolas, redes, colchonetes e uniformes esportivos para os alunos que terão a chance de aprender ou aperfeiçoar as habilidades em futebol, vôlei, jogos de queimada e xadrez.
Segundo o vice-governador, os investimentos no programa chegam a R$ 12,4 milhões. Ele disse ainda que atividades esportivas, educativas e recreativas serão desenvolvidas em horário alternativo às aulas regulares e afirmou que a iniciativa é importante para a formação da consciência e do caráter dos jovens alunos.
?Todos nós, brasileiros, de uma forma ou de outra, com mais ou menos sofisticação, praticamos como nosso lazer o esporte. E, além da questão de saúde pública, que é fundamental, temos também a questão da cidadania, da prevenção social, da inclusão, da participação da criança e depois dos jovens nas atividades esportivas, para fazê-los se sentirem participantes de um time, de um conjunto harmonioso, que hora vence, hora perde, mas que é fundamental para a formação da sua consciência e do seu caráter?, afirmou Anastasia, em seu pronunciamento.
Segundo Tempo em Formiga
O programa Segundo Tempo já foi desenvolvido em Formiga. O projeto foi interrompido devido ao fim do convênio, mas a administração municipal, por meio do Setor de Esportes, já enviou a documentação para que o convênio seja renovado e que Formiga seja novamente contemplada com o programa. Segundo o chefe do Setor de Esportes, Samuel Nogueira, o processo para a renovação está em andamento junto ao governo federal.

COMPATILHAR: