O objetivo principal do Festival Nacional da Canção é valorizar a cultura nacional no interior do Estado. Para isso, o projeto 2010 foi incluso em uma vertente cultural mais ampla, que promove, também, o cinema, teatro, dança, poesia, artes plásticas, música nas ruas e oficinas culturais.
O 40º Fenac está programado para os dias 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha, 27 e 28 de agosto em Três Pontas e nos dias 4, 5 e 6 de setembro em Boa Esperança.
O evento é ividido em cinco etapas eliminatórias, onde serão selecionadas seis semifinalistas em cada cidade. Em Boa Esperança acontecerão as duas semifinais nos dias 4 e 5 de setembro e a apresentação das 10 finalistas no dia 6 de setembro. No ano passado, 2.500 compositores de 24 estados brasileiros participaram do festival.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho pela internet, no site www.festivalnacionaldacancao.com.br, ou enviadas pelo correio para avenida Rui Barbosa, n° 135, sala 105, Centro, Varginha ? MG, CEP: 37002-140.
Nesta edição, será entregue o troféu Lamartine Babo e R$186 mil em prêmios. Os compositores podem inscrever quantas músicas desejarem, desde que inéditas e originais, pagando taxa de R$10,00 por música. Não existem restrições a gêneros musicais e, obrigatoriamente, as letras devem ser em português.
O Festival Nacional da Canção é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. Mais informações pelo (35) 3221-1020.

1º Festifor selecionou músicos para o 40º Fenac
O 1º Festival da Canção de Formiga (Festifor), que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, no Espaço Multishow, selecionou os seis candidatos que vão participar da etapa nacional do Festival Nacional da Canção (Fenac), em Formiga.
Conforme o regulamento, o Festifor somente obteve inscrições de formiguenses ou de pessoas que têm residência fixa na cidade. Dos músicos e grupos musicais inscritos, 30 foram selecionados para as apresentações no Festifor. Desses 30, foram escolhidos pela comissão julgadora seis candidatos para participarem da etapa Formiga do Festival Nacional da Canção.
Segundo a produtora do 40° Fenac, Mariana Zanon, que participou da seleção dos candidatos, diversos músicos surpreenderam em suas apresentações ?Ouvimos quinze músicas por dia, durante os dois dias de realização do Festifor. Foi difícil escolher seis candidatos. Tinha muita gente boa, mostrando qualidade musical e determinação em vencer? , afirmou.

COMPATILHAR: