O 40º Festival Nacional da Canção, o maior festival de música do Brasil, que acontece em seis cidades mineiras do final de julho até o início de setembro, recebeu número recorde inscrições.
O aumento no número de participantes do evento já era esperado pela organização, principalmente por estar sendo preparada uma festa especial em comemoração aos 40 anos do festival. Os números de 2010 representam um crescimento de 20% no total de participantes em comparação a 2009, quando aproximadamente 2.500 músicas foram inscritas
O 40º Fenac será dividido em cinco etapas eliminatórias com apresentação de 30 músicas em cada cidade: 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha e nos dias 27 e 28 de agosto em Três Pontas. Serão selecionados seis músicas por município e elas se apresentarão em Boa Esperança em duas semifinais nos dias 4 e 5 de setembro. No dia 6 de setembro, ainda em Boa Esperança, acontecerá a apresentação das 10 finalistas. A lista de classificação está no site do festival (www.festivalnacionaldacancao.com.br), desde o dia 24 de junho.
Para comemorar os 40 anos de realização ininterrupta do festival, uma programação especial será realizada, garantem os organizadores. Para isso, o projeto 2010 foi incluso em uma vertente cultural muito mais ampla que promove, também, o cinema, teatro, dança, poesia, artes plásticas, música nas ruas e oficinas culturais. O objetivo principal é valorizar e divulgar a cultura nacional.
Nas seis cidades sedes do Festival Nacional da Canção, a população terá acesso gratuito às mostras de cinema, teatro, dança, artesanato, além de poder presenciar apresentações de bandas nas ruas, praças e auditórios. Exposições artísticas e oficinas culturais também serão oferecidas à população. O concurso literário ?Jovens Compositores? será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento.
O Festival Nacional da Canção é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. Mais informações pelo (35) 3221-1020.

COMPATILHAR: