O mês de outubro é dedicado à prevenção ao câncer de mama. Mas o cuidado com outras formas da doença, que podem ter diferentes causas também deve ser divulgado.

E segundo a nutricionista Natasha Terra, tanto o câncer quanto e o tratamento podem provocar alterações metabólicas e levar o paciente à desnutrição. Daí a importância de reforçar a alimentação para garantir uma melhor qualidade de vida e dar força ao organismo para reagir. Confira as dicas para manter uma refeição saudável em diferentes situações, que podem acontecer durante o tratamento de câncer:

Falta de apetite:

– Tente fazer refeições leves várias vezes ao dia, pelo menos de três em três horas.
– Coma e beba bem devagar, evitando ingerir líquidos junto com o almoço e jantar.
– Prepare pratos coloridos e variados e inclua novos alimentos em seu cardápio.
– Se possível, deixe que outra pessoa prepare a refeição e evite ficar na cozinha neste momento.
– Evite frituras e alimentos gordurosos.
– Use temperos mais fortes na preparação dos alimentos, como por exemplo, as especiarias – como o açafrão.
– Tente consumir balas azedas, amargas ou gotas de limão, para estimular o reaparecimento do paladar.
– Evite cobranças excessivas em relação à alimentação.

Enjoos e vômitos:

– Evite frituras e alimentos gordurosos.
– Fracione as refeições.
– Procure não beber líquidos durante as refeições, deixe-os para os intervalos entre elas.
– Chupar gelo pode ajudar a diminuir o enjoo.
– Beba sucos ou chupe picolés de frutas cítricas, como limão, abacaxi, morango, acerola e kiwi.
– Faça pequenas refeições em menores intervalos de tempo.
– Evite bebidas alcoólicas, fumo, cafeína e condimentos fortes.
– Não fique muito tempo sem comer; lembre-se: quanto mais tempo ficar de estômago vazio, mais enjoado vai ficar.
– Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
– Não se alimente nos episódios de vômitos. Aguarde um tempo para voltar a se alimentar.
– Não deite logo após as refeições.
– Escove os dentes ou lave a boca com frequência.

Diarreias:

– Beba líquidos em temperatura ambiente entre as refeições.
– Fracione as refeições.
– Evite uso de laxantes e alimentos como leite e derivados, frituras e ricos em açúcar.
– Consuma alimentos obstipantes, como arroz branco, biscoito de polvilho, banana e vegetais cozidos.

Gripes e resfriados:

– Aumente a ingestão de líquidos.
– Pratique atividade física, sempre que possível.
– Consuma alimentos ricos em fibras, como por exemplo: aveia, alimentos integrais, mamão e ameixa.

Dor na boca ou garganta:

– Evite alimentos ácidos, picantes, muito condimentados ou salgados.
– Não coma alimentos duros ou muito quentes.
– Evite extremos de temperatura, prefira alimentos em temperatura ambiente.
– Prefira alimentos fáceis de mastigar e engolir, como purês, suflês, mingaus, pudins, gelatinas, etc.
– Evite bebidas alcoólicas ou gaseificadas.
– Gelatina com xilocaína antes das refeições pode amenizar as dores.

Alterações na saliva (boca seca):
– Evite comer alimentos secos, como por exemplo, farofa.
– Prepare a comida com caldos ou molhos; sopas são uma ótima opção.
– Evite alimentos muito doces.
– Tempere saladas com vinagres ou limão.
– Insira água e outros líquidos com frequência.
– Se não houver aftas, chupe balas ácidas sem açúcar, picolés de limão ou abacaxi e use chicletes de sabor menta, que podem ajudar a produzir mais saliva.

Dificuldade para mastigar ou engolir:

– Ingerir líquidos para facilitar a deglutição.
– A comida deve ser preparada na consistência que for mais bem tolerada e que ofereça menos dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda (alimentos em pedaços e bem cozidos), pastosa (alimentos em formas de purês, amassados, desfiados) ou líquida (sopas, sucos, sorvetes e geleias).

Sugestões para enriquecer algumas preparações, em caso de perda de peso:

– Utilize alimentos hipercalóricos, como por exemplo azeite, óleo vegetal, creme de leite, manteiga, margarina, gema do ovo, maisena, farinha láctea ou abacate.
– O creme de leite pode ser usado no preparo de purês; a farinha láctea pode ser acrescentada em mingaus de aveia e o abacate pode ser consumido como sobremesa ou na forma de mousses.

 

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Fonte:

Hoje em Dia