O segundo turno das eleições 2010 ocorre neste domingo (31), quando os brasileiros devem ir às urnas para escolher o próximo presidente da República. No páreo estão Dilma Rousseff/PT e José Serra/PSDB. Em alguns Estados brasileiros, também haverá o segundo turno para a escolha de governadores, o que não é o caso de Minas Gerais.
Assim, os 58.158 eleitores formiguenses devem ir às urnas para votar apenas nos candidatos à presidência. Conforme dados do Cartório Eleitoral de Formiga, o município tem 162 seções eleitorais, outras 13 em Córrego Fundo e 22 em Pimenta, todas pertencentes à 114ª Zona Eleitoral. Em Formiga, 652 mesários foram convocados, outros 52 em Córrego Fundo e 88 em Pimenta. Os mesmos mesários convocados para trabalhar no primeiro turno participarão deste segundo turno.
Assim como aconteceu nas eleições do dia 3 de outubro, aqueles que não puderem comparecer à votação devem justificar o voto. A chefe de cartório em Formiga, Sônia Oliveira Alves, ressalta que é importante que o eleitor não se esqueça de levar um documento com foto, lembrando que o título eleitoral não é mais obrigatório.
Outra questão que a chefe do cartório ressalta é a transferência das sessões do Rotary Clube (conhecido como Clube das Mães) para a Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes e das sessões do edifício Antônio Vieira para o Centro Pedagógico Educar, à rua Quintino Bocaiúva.
Sônia Alves alerta ainda para que os cabos eleitorais e demais contratados para trabalhar nas campanhas não façam propaganda no domingo das eleições, pois fazer boca de urna é crime. A chefe do cartório também alerta para se atentarem ao prazo para retirarem o material da campanha.
As seções eleitorais estarão abertas de 8h às 17h.

Primeiro turno em Formiga
No primeiro turno, José Serra venceu Dilma Rousseff em Formiga. O tucano recebeu 15.615 votos, 386 a mais do que a candidata petista. Marina/PV obteve 8.602 votos em Formiga; Plínio Soares 326; José Maria Eymael 41; José Maria de Almeida 36; José Levy Fidelix da Cruz 21; Ivan Martins Pinheiro 11 e Rui Costa Pimenta 4.
Assim como aconteceu no país, foi alto o número de abstenções de votos em Formiga. No primeiro turno para presidente, a abstenção na cidade foi de 8.364 (16,04%). Os votos nulos totalizaram 1.891 ( 4,32%) e os brancos 1.990 ( 4,55%) .

Lei Seca
A venda de bebidas alcoólicas é proibida em Minas Gerais no dia das eleições. Das 6h às 20h do próximo domingo (31), bares e restaurantes estão proibidos de vender ou distribuir bebidas alcoólicas em todo o Estado. A determinação consta da Resolução Conjunta 137/2010 da Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar – a chamada ?Lei Seca?.

COMPATILHAR: