O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, sediado em Formiga, tem investido no desenvolvimento de ações sustentáveis e incentivo de práticas de baixo impacto ambiental, visando impulsionar a preservação meio ambiente.

Preocupados com a geração e destinação do lixo produzido no quartel, os militares implantaram um sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos produzidos no local.

Para isso, foram instalados equipamentos específicos para a correta destinação do lixo. Além disso, toda a equipe passou por instruções sobre a operacionalização do processo e foi providenciado todo o material de identidade visual do sistema, contendo orientações básicas.

Sendo assim, todos os resíduos sólidos produzidos em nosso quartel recebem a correta separação (papéis, plásticos, vidros, metais, não reciclados e orgânicos) e são disponibilizados para o processo de coleta seletiva no município”, destacou o Corpo de Bombeiros.

O objetivo do projeto é estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais, favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta, sendo instrumento para a formação da consciência ambiental.

Além dos militares, o projeto abrange positivamente todas as pessoas que passam pelo quartel, incluindo crianças em idade escolar, as quais rotineiramente fazem visitas e recebem orientações sobre o sistema de coleta, para que possam ser disseminadores das ações desenvolvidas. 

O idealizador do projeto, tenente Mateus Campos Cunha, ressaltou os resultados iniciais da proposta. “Neste pequeno período de implantação, tenho percebido que os militares têm se preocupado muito com a correta destinação dos resíduos. Além disso, já fui abordado por pessoas que passaram pelo nosso quartel e ressaltaram a importância da iniciativa”.

Os próximos passos do projeto, de acordo com o oficial, estão direcionados para o tratamento e destinação dos resíduos orgânicos produzidos na Fração Bombeiro Militar.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros ||
COMPATILHAR: