Na próxima segunda-feira (7) é feriado nacional, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. Todos os anos são feitos eventos em todo o país para celebrar esta importante data. Entretanto, este ano, o dia 7 de Setembro vai ?passar batido? em muitas cidades, entre elas Formiga, já que foi cancelado o tradicional desfile cívico.
A secretária de Cultura, Maria Andrada, disse que o evento teve de ser cancelado por causa da demora do Comitê de Enfrentamento Contra a Influência A em dar o parecer sobre a suspensão ou não dos eventos, assim, não foi possível fazer a licitação para o tradicional desfile. ?Faltou organização para que o evento se realizasse?, assume.
Para a secretária, o surto da nova gripe está no auge, assim, deixa toda a população alarmada sobre o caso. ?Na época que estávamos esperando a licitação não havia precauções para se prevenir da gripe suína?, relata.
Espera-se que, pelo menos se cumpra o patriotismo e as bandeiras do Brasil sejam hasteadas nos órgãos públicos, não fazendo como nos últimos anos, quando as bandeiras, em pleno 7 de Setembro, ficaram nas gavetas.
7 de Setembro
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois retrata o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. A data comemora oficialmente a Independência do Brasil. Este fato se resume no processo que originou com a emancipação política desse país com relação ao regime português, no início do século XIX.
O episódio ocorreu em 1822, chamado ?O Grito do Ipiranga?. De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte! Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

COMPATILHAR: