Nesta quarta- feira (21), às 8h, a 7ª Feira Cultural do Polivalente foi aberta ao público, que tem a oportunidade de conferir diversos temas referentes à preservação ambiental. O evento tem como tema Universo Sustentável.
Cerca de 750 alunos, de 19 turmas do ensino médio, participam da feira, com a apresentação de diversos trabalhos. De acordo com a coordenadora do Grupo de Desenvolvimento Profissional (GDP), Karen Manuela Rodrigues, a feira cultural tem como objetivo divulgar a sustentabilidade de uma forma aberta, democrática e transparente. Este evento faz parte da tradição da escola, é a sétima edição. A feira vem aprimorar a conclusão do Projeto GDP 1, ´Feiras e Mostras´, que foi aprovado pela Secretaria Estadual de Educação. Inclusive, a Secretaria do Estado disponibilizou uma verba para que as oficinas fossem realizadas pelos alunos e professores. A escola Polivalente é a única que possui a conclusão de quatro GDPs. É importante ressaltar que, em novembro, a revista de Olho no Futuro chegará na escola. Seria o produto final, trabalhos feitos por alunos e professores (2ª edição), referente à conclusão dos quatro GDPs, comenta.
Cada GDP tem uma área de atuação: O primeiro projeto tem como base o tema Feiras e Mostras; a segunda categoria aborda a Alfabetização e letramento. Em terceira estância denomina-se o grupo Educação Ambiental e, por último, trata-se da Educação Patrimonial.
A feira cultural conta com várias oficinas, com diversos temas relacionados à sustentabilidade. Um dos trabalhos apresentados, A arte de transformar, tem como orientador o professor Wilson Alexandre Gonçalves. A apresentação consiste no recolhimento do lixo acumulado e sua transformação em peças artesanais e vestuário. Esse trabalho visa a conscientização dos alunos e da sociedade sobre a importância de se reaproveitar o lixo. Nem tudo é lixo, algumas coisas podem ser transformadas, relata o professor.
Na sala de aula, os visitantes podem encontrar várias peças de artesanato e, durante a apresentação, alunos do 2º ano do ensino médio realizaram um desfile com roupas feitas com material reciclado.
Outro tema da Feira Cultural é a Energia das Ondas. A professora do 2º B, Lúcia Helena, e o líder da sala, João Paulo Faria, foram uns dos responsáveis pelo trabalho. Para o aluno João Paulo, a ideia surgiu como algo que fosse sustentável, uma medida ambiental, que não poluísse. A idéia é colocar o projeto em prática em 2011. No futuro, esse tipo de energia será beneficente, por se tratar de água renovável, mas terá um alto custo , relata.
A Écopole (Metrópole Ecológica do Futuro), que consiste em algo futurista, é outro tema abordado. O professor de química do 2º ano E, Adriano Arantes, diz que o projeto é originado na China, projetado para ser desenvolvido em uma cidade com cerca de 500 mil habitantes. Esta cidade é voltada para a ecologia em geral. A turma pesquisou esse tema em jornais e internet e apresentou essa proposta para mim. Feito isso, ocorreu a aprovação do tema e, assim, a sala pode aprimorar o trabalho , enfatiza.
A Feira Cultural do Polivante estará aberta para visitas até o dia 23 de outubro.

COMPATILHAR: