Entre os dias 17 e 21 de maio, será realizada em Formiga a 8ª Semana Nacional de Museus. O evento ocorrerá no Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, das 8h30 às 16h.
O tema deste ano é ?Museus para a harmonia social?. De acordo com a coordenadora do local, Lúcia de Fátima Vieira, todos os dias haverá a exibição do filme ?Enigma?.
As apresentações culturais ficarão por conta da Escola Municipal de Música Eunézimo Lima (Emmel), Museu do Tropeiro de Ipoema/MG, Lavadeiras do Ipoema, Estaladores de Chicote, Meninos do Berrante e Meninos Trovadores.
Lúcia Vieira explica que as escolas interessadas em participar das atividades da 8ª Semana Nacional de Museus poderão agendar a visita pelo telefone (37) 3322-5770.
Na sexta-feira (21), a partir das 18h, ocorrerá a inauguração do Espaço Ferroviário, ao lado do museu. O vagão de trem foi completamente reformado. Com o objetivo de resgatar a história da Ferrovia Centro Atlântica em Formiga, os servidores do Museu Municipal estão fazendo um cadastro dos funcionários que ajudaram na construção, manutenção e funcionamento da estação ferroviária.
Para isso, a Secretaria de Cultura solicita que toda a comunidade colabore, indicando pessoas que fizeram parte dessa história. Quem tiver informações pode entrar em contato pelo telefone (37) 3322-5770.
O museu
Fundado em 5 de junho de 2003, o Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca abriga centenas de objetos que contam a história de Formiga. Encontram-se preservados em seu acervo peças relacionadas às atividades econômicas que se desenvolveram na cidade ao longo do tempo e objetos ligados à vida profissional, cultural e religiosa dos habitantes. No local, são realizadas ainda exposições temporárias durante todo o ano.

COMPATILHAR: