Foi realizada na manhã desta quarta-feira (21), no auditório JK, na Cidade Administrativa, a formatura de 91 novos investigadores da Polícia Civil e a entrega da Medalha Gilberto Porto, concedida aos alunos com melhor classificação no curso.

Nos últimos quatro anos, mais de 1.600 novos investigadores foram nomeados para atuar na capital mineira e no interior do Estado.

Os novos integrantes vão reforçar as ações da Polícia Civil, majoritariamente nas cidades do interior do Estado. A adesão desses novos policiais vai possibilitar maior agilidade na solução de crimes e melhoria da segurança pública, uma das demandas da população recebida pelos Fóruns Regionais de Governo.

O governador Fernando Pimentel esteve presente e elogiou o comprometimento dos novos investigadores e afirmou que o ingresso deles na carreira da Polícia Civil é um anseio da sociedade mineira.

Os formandos serão distribuídos em postos de trabalho de acordo com critérios técnicos e objetivos que compreendem, dentre outras coisas, nota classificatória do concurso, análise da demanda de novos policiais em cada região, índice de criminalidade e o tamanho da população de cada município.

Durante quatro meses os policiais passaram pelo curso de formação da Academia de Polícia Civil (Acadepol). A função do investigador é, entre outras, colher as impressões digitais para identificação civil e criminal, captar e interceptar dados, comunicações e informações, assegurar a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, realizar inspeções e operações policiais e promover a mediação de conflitos.

 

Medalha

Instituída desde o ano de 1969, a medalha Gilberto Porto homenageia os alunos com as melhores notas no curso de formação com a honraria nas categorias ouro, prata e bronze. Gilberto Porto foi um policial civil de destaque, que atuou entre os anos 1939 e 1958, lembrado pela excelência no trabalho e atuação junto à corporação.

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, foi o paraninfo da turma de formandos. Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes; o deputado estadual Cabo Júlio; a diretora da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Ana Cláudia Perry; representantes do conselho superior da Polícia Civil e demais autoridades das forças de segurança do Estado.

 

 

Fonte: Segov MG||

COMPATILHAR: