Medida foi prorrogada também em Osaka, Kyoto e Hyogo e agora passa a valer nos departamentos de Aichi e Fukuoka.

Faltando 77 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o governo japonês decidiu nesta sexta-feira (7) estender o estado de emergência na capital e em várias regiões do país.

A medida anunciada pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga vale até 31 de maio e foi adotada devido ao número de casos de Covid-19.

As medidas estão em vigor desde o fim de abril e pode ser prorrogada mais vezes.

Além de Tóquio, a medida foi prorrogada também em Osaka, Kyoto e Hyogo e agora passa a valer nos departamentos de Aichi e Fukuoka.

Os Jogos Olímpicos estão previstos para ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto deste ano e os Jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

O evento deveria ter acontecido em 2020 e foi adiado em um ano devido à pandemia.

Críticas aos Jogos

O governo japonês e a organização dos Jogos têm sido criticados e pressionados a cancelarem o evento devido à pandemia — o que já foi descartado diversas vezes por ambas as partes.

O Comitê Organizador Local já disse que a Olimpíada vai ocorrer “independentemente da pandemia” e garante que os Jogos de Tóquio serão um evento seguro.

Covid-19 no Japão

O Japão tem registrado uma média diária de 5 mil infectados e 60 mortes por Covid-19. Desde o início da pandemia, foram 625 mil casos confirmados e 10,5 mil óbitos.

O país tem cerca de 126 milhões de habitantes e é o 11º mais populoso do mundo, atrás do México (128 milhões) e à frente da Etiópia (114 milhões).

Fonte:G1

COMPATILHAR: