A participação popular na Secretaria de Saúde está sendo implantada como eixo estruturante na organização, qualificação e fortalecimento das políticas públicas de saúde no município em consonância com os princípios doutrinários de universalização, eqüidade e integralidade, este foi o tema da reunião do dia 01 de junho com os 10 Presidentes da Associação de Bairros, presentes, às 19:00 horas no Edifício Antonio Vieira.
A Secretaria de Saúde, Luiza Flora de Oliveira apresentou os números da saúde do quadrimestre, desde o orçamento até as ações executadas pelos profissionais do setor. Ao comentar, foi enfática; ?a apresentação destes números, é parte integrante de um processo permanente de construção em favor de mudanças significativas na Gestão e Atenção da Saúde Pública no Município.?
Juntamente com a Sra. Maria Rita Salazar, Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, a Secretária Luiza Flora debateu a polêmica do horário dos profissionais médicos. Foi comunicado que tudo caminha para um acordo, que será selado entre Secretária, Ministério Público, Profissionais Médicos, Poder Executivo a respeito da carga horária conforme desdobramentos de uma reunião no Gabinete do Prefeito Aluísio Veloso.
A Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rita Salazar, comentou; ?importantíssima esta decisão de incentivar a participação popular nesta questão dos médicos. Acredito que a perspectiva é de uma nova relação entre gestores da saúde, conselho, médicos, autoridades constituídas e usuários na construção de uma gestão popular na construção do SUS local.?
A partir deste acordo com os médicos com as bençãos do Conselho Municipal de Saúde, a Secretária, Luiza Flora de Oliveira, comunicou aos Lideres Comunitários, que todos serão comunicados os horários de atendimentos dos profissionais em cada unidade de saúde visando fomentar um espaço coletivo participativo e democrático, que priorize a melhoria da gestão.

Reunião do Conselho Municipal
No final da reunião a Presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Sra. Maria Rita Salazar, convidou todos os lideres comunitários para sua Reunião Ordinária dia 09 de Junho no Plenário da Câmara Municipal, às 19 horas, cujo tema central da pauta será: apresentação do Projeto Vigilância Sanitária; composição do PSF e participação da Secretária Luiza Flora de Oliveira, que usará da palavra dando inicio a construção de uma gestão participativa na sua gestão frente a saúde.

COMPATILHAR: