O verão que começa oficialmente na próxima sexta-feira (21) deve ter temperaturas acima da média histórica no Brasil, conforme previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE). O aquecimento é consequência da formação do fenômeno El Niño, que também vai impactar os regimes de chuvas em boa parte do Brasil.

De acordo com o órgão, a média histórica de temperatura máxima em todo o Brasil é de 31.5°C no trimestre (dezembro, janeiro, fevereiro). Esse é o valor que deve ser superado no período.

Os meteorologistas explicam que o fenômeno El Niño ocorre quando há o aquecimento das águas superficiais da porção equatorial do Oceano Pacífico. O vapor d’água mais quente altera os padrões de ventos, causando a variação na distribuição e intensidade das chuvas e na temperatura.

Mais chuvas

 A estação mais quente do ano vai ter início chuvoso. O tempo deve permanecer instável no fim de dezembro e início de janeiro.  “Tradicionalmente, o verão já é com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. Nesta temporada, o início da estação deve ser marcado com precipitações em boa parte de Minas Gerais. Destaque para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo, Sul, Zona da Mata e Campos das Vertentes”, comentou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo.

 De acordo com os técnicos do CPTEC-INPE, deve chover mais que o normal no sul do país, especialmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já no norte, as precipitações terão redução, principalmente no norte do Pará, no Amapá e em Roraima.

Novembro acima da média

 De acordo com o órgão, em novembro as temperaturas máximas ficaram acima da média na maior parte da Região Nordeste e no Rio Grande do Sul. “Já as temperaturas mínimas ficaram próximas da média climatológica em grande parte do país, as exceções ocorreram em alguns pontos das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com anomalias positivas”.

Previsão para a semana

A primavera se despede com características do verão 2019, altas temperaturas e pancadas de chuva.

Em Formiga os termômetros devem chegar a 34ºC e as mínimas não passam de 18°C. Devido ao calor, poderão ocorrer pancadas de chuva no final da tarde e a noite.

Confira a previsão para o município:

Segunda-feira (17): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 19ºC – ↑33ºC
Terça-feira (18): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Variação ↓ 20ºC – ↑33ºC
Quarta-feira (19): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Variação ↓ 18ºC – ↑32ºC
Quinta-feira (20): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.  Variação ↓ 19ºC – ↑34ºC
Sexta-feira (21): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Variação ↓ 18ºC – ↑34ºC

 

 

Fonte: Com informações do G1 e Estado de Minas ||

Imprimir

Comentários