O Cruzeiro encontrou muitas dificuldades e situações adversas na partida contra o Cerro Porteño, nesta quarta, em Assunção. Mas, a Raposa foi valente e, quando tinha apenas 10 jogadores em campo ? Bruno Rodrigo foi expulso ? fez 1 a 0 no time da casa, com Dedé. No fim do jogo, Dagoberto marcou e selou a classificação às quartas de final.

Com o tento sofrido, o Cerro se desesperou e acabou tendo também um jogador expulso em campo e outro no banco de reservas. Os paraguaios quiseram briga no fim da partida. O Cruzeiro enfrentará o San Lorenzo na próxima fase, que eliminou o Grêmio nos pênaltis, em Porto Algre. O primeiro jogo será em Buenos Aires, na semana que vem. O dia e o horário do duelo ainda não foram confirmados.

Antes de voltar a pensar na Libertadores, o time de Marcelo Oliveira voltará a campo pelo Brasileirão. Neste sábado, o desafio é contra o Atlético-PR, como visitante, no Estádio Nacional de Brasília, às 18h30.

O jogo

O Cruzeiro começou o jogo dando ares de que pressionaria o Cerro Porteño. Aos 25 minutos, Júlio Baptista desperdiçou uma chance na frente da área, embora o árbitro já tivesse parado a jogada por um impedimento bem anotado de Goulart.

A primeira impressão não foi a que ficou. O que se viu durante todo o primeiro tempo foi um Cerro Porteño engolindo o Cruzeiro. Logo no primeiro minuto, os donos da casa responderam com boa jogada pela esquerda. Angel Romero cruzou e Guiza cabeceou por cima.

Aos 8, Corujo teve uma oportunidade frente a frente com Fábio, que salvou o Cruzeiro. O Cerro tinha a posse de bola e o domínio do jogo e a Raposa só se aproximava do gol adversário em lances esporádicos. Aos 16, Goulart fez boa jogada pela direita e cruzou para a área, mas Júlio Baptista não chegou a tempo.

No minuto seguinte, os donos da casa desperdiçaram a melhor chance do jogo. Angel Romero recebeu a bola à frente da marca do pênalti e chutou forte no travessão de Fábio. Aos 33, Everton Ribeiro, que esteve apagado no primeiro tempo, teve uma boa oportunidade de abrir o placar. Ele recebeu livre na entrada da área, conduziu a bola, mas chutou torto.

O Cruzeiro voltou do intervalo jogando melhor. Aos 11 minutos, Everton Ribeiro fez boa jogada pela direita e lançou Júlio Baptista, que girou para finalizar bem, mas o goleiro Fernandez fez grande defesa. A essa altura, o clube celeste já tinha 13 finalizações na partida contra 11 do Cerro.

O jogo ficou aberto e os donos da casa esperavam o erro do Cruzeiro para tentar o contra-ataque. Aos 24 minutos, o gol paraguaio quase saiu, mas Guiza chutou cruzado para fora. A situação ficou ainda mais difícil para o Cruzeiro quando Bruno Rodrigo fez falta aos 32 minutos do segundo tempo e recebeu o segundo cartão amarelo.

Aos 35, porém, a jogada aérea do Cruzeiro fez as coisas clarearem e a classificação ficar mais perto. Everton Ribeiro cobrou falta da intermediária e Dedé cabeceou para fazer 1 a 0. Restou à Raposa segurar o resultado até o fim da partida para se classificar. No último minuto, Dagoberto selou vitória depois de um erro da defesa paraguaia.

COMPATILHAR: