O brasileiro Thiago Braz alcançou um feito duplamente incrível na noite desta segunda-feira (15), no Estádio Olímpico. Além de conquistar a inédita medalha de ouro no salto com vara para o Brasil, de quebra, ele derrubou o recorde Olímpico da modalidade. Com um salto de 6,03m, o atleta de 22 anos deixou para trás o francês campeão Olímpico da prova em Londres 2012, Renaud Lavillenie, que não superou o sarrafo em 5,98m. A medalha de bronze ficou com o norte-americano Sam Hendricks, que ficou nos 5,85m.

Thiago começou tarde no atletismo aos 14 anos, treinando e competindo pelo Clube dos Bancários de Marília, transferindo-se depois para cidade de Bragança Paulista. Meses depois ele já conquistou seus primeiros títulos, no Campeonato Brasileiro de Menores e de Juvenil, além do Estadual de Menores e o Estadual Juvenil.

Em sua primeira competição internacional, em 2009, foi medalha de bronze do Campeonato Sul-Americano Juvenil, ano em que também foi campeão brasileiro juvenil. Em 2011, com apenas 17 anos, foi vice-campeão do Troféu Brasil de Atletismo.

A partir dali, sua carreira decolou. No ano seguinte, em 2012, Thiago foi campeão mundial da prova no Campeonato Mundial Júnior de Atletismo realizado em Barcelona, na Espanha, com a marca de 5m55, novo recorde brasileiro juvenil, conseguida na primeira tentativa. Foi o primeiro título mundial júnior do Brasil desde a vitória de Clodoaldo dos Santos em Lisboa em 1994 na corrida de 20 km, prova não mais existente.

Em agosto de 2013, com um salto de 5,82m, 1cm a menos que seu recorde sul-americano, superou o até então campeão mundial o alemão Raphael Holzdeppe, e conquistou a medalha de ouro no Meeting de Leverkusen, na Alemanha.

Desde 2014 Thiago vem sendo treinado por Vitaly Petrov, técnico de salto com vara mais respeitado do mundo, que tem no seu currículo o treinamento do ucraniano Sergei Bubka, da russa Yelena Isinbayeva e da brasileira Fabiana Murer. O investimento é feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Por falar em Fabiana Murer, a saltadora brasileira é amiga e orienta o atleta desde que ele tem 15 anos de idade.

Na história do salto com vara, ninguém na América do Sul saltou mais alto do que Thiago Braz. Antes dessa final olímpica, Thiago detinha o recorde em pista aberta, com 5,92m, em 2015.

Em fevereiro deste ano, no torneio indoor Istaf em Berlim, derrotou o campeão olímpico e recordista mundial Renaud Lavillenie vencendo a prova com a marca de 5,93m, na época a marca foi o novo recorde brasileiro e sul-americano. Porém, o salto foi em uma competição indoor, ou seja, disputada em estádio fechado, o que diminui a interferência do vento e do clima.

Thiago Braz é apaixonado por aeromodelos. O saltador conseguiu comprar o seu aviãozinho de motor após se mudar para a Itália, em 2014. Ele gastou seu primeiro prêmio de R$ 20 mil com os aviõezinhos. Outra curiosidade sobre o atleta brasileiro, é o fato de que ele foi abandonado pela mãe ainda criança. Com isso, os avós foram responsáveis pela criação de Thiago.

 

COMPATILHAR: