Apesar de ser um período que requer vários cuidados, é cada vez mais constante o estímulo de médicos a prática de exercícios físicos durante a gravidez. Apesar da dificuldade de determinar padrões de atividades físicos que sejam propriamente desenvolvidos para gestantes, várias práticas simples como alongamentos e contração da pélvis têm se mostrado benéficas para uma recuperação física mais rápida após o parto, além de, até mesmo, o desenvolvimento fetal.
O primeiro passo a ser dado pela futura mamãe que deseja fazer tais exercícios é consultar seu médico. Somente ele será capaz de avaliar os riscos de determinadas atividades e orientá-la sobre o melhor programa a ser seguido.
Após a consulta, o trabalho corporal das grávidas poderá auxiliar na capacidade cardiorrespiratória, na redução de possíveis dores e inchaços e perda de peso pós-parto da futura mãe. Entre as atividades mais comuns natação, hidroginástica, ioga se destacam para aquelas que querem manter a boa aptidão física. Essas atividades estão associadas ao controle da respiração e trabalho da musculatura.

COMPATILHAR: