O livro “A Mão e a Luva”, de Machado de Assis, é a indicação de leitura para esta semana e faz parte do projeto literário “No Meio do Caminho tem um Livro”, realizado pelas bibliotecas públicas de Formiga.  

A obra é um romance publicado pela primeira vez em 1874.  Neste livro, o autor conta a história de dois amigos, Estevão e Luís Alves, que disputam as atenções da jovem Guiomar. Uma garota, admirada pela grande beleza e personalidade forte e que vive sob os cuidados de sua madrinha, a qual ostentava o título de baronesa.

Estevão possui uma paixão não correspondida por Guiomar, que por sua vez está prometida em casamento para Jorge, sobrinho da baronesa. Já Luís se aproxima cada vez mais da moça, por ver nela uma oportunidade de ascensão social, sentimento correspondido por Guiomar, uma vez que ela vê em Luís a sagacidade e a ambição necessária para passar por cima de todo e qualquer obstáculo, mantendo-os em uma posição socialmente privilegiada.

Exatamente por isso que o livro se chama A mão e a luva, uma síntese da perfeita união de Luís e Guiomar.

Para conhecer mais sobre essa e outras histórias os interessados podem ir até a Biblioteca Pública Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, localizada na praça São Vicente Férrer, 140, no Centro.

Fonte: Bibliotecas Públicas

COMPATILHAR: