Em 23 de agosto, o jornal denunciou na edição 862, em matéria intitulada de ?Com saúde, todo cuidado é pouco!?, que a má conservação da piscina existente no Caps apresentava dois graves problemas: 1 ? pela falta de tratamento da água nela acumulada transformando-a em um criatório de dengue e, 2 ? por estar construída num local acessível aos atendidos pelo Caps, onde poderiam ocorrer, em caso de queda, acidentes sérios.
Diante da resposta obtida junto à Prefeitura, em 27 de setembro, a equipe do jornal voltou ao local e lá constatou que a piscina já não mais armazenava água, mas o risco de queda, por parte de um frequentador menos avisado, permanecia. Nova resposta da municipalidade, informando que as medidas para o isolamento do local estavam em andamento e que já haviam iniciado o processo de licitação para a aquisição do material necessário para a manutenção (cloro e outros). A nota também relembrou que a preocupação principal da atual administração é com a saúde dos formiguenses e que a piscina, em breve, estaria sendo usada para aulas de hidroginástica para os pacientes.
Na quinta-feira (24), há exatos dois meses após a primeira matéria, nossa equipe voltou à sede do Caps e, mais uma vez, constatou que o quadro permanece o mesmo. A piscina continua vazia, os pacientes ainda têm livre acesso à mesma e a informação da Prefeitura (Secretaria de Saúde), também bate na mesma tecla de sempre.
Nota oficial:
?É uma das prioridades da Secretaria de Saúde resolver a questão da piscina do Caps, que será cercada com tela e continuará tendo sua água tratada por cloro. Porém, é preciso seguir todas as etapas legais dos processos de compras no setor público. Embora a vontade seja resolver de imediato, existem diversas limitações legais para aquisições na administração municipal. Para evitar acidentes com pacientes, os funcionários do Caps estão redobrando os cuidados em relação à piscina. O Caps tem aprimorado constantemente seus atendimentos. Um exemplo é que, no ano passado, o centro chegou a ficar sem psiquiatra ou com atendimentos somente um dia por semana. Neste ano, existem dois psiquiatras atendendo durante toda a semana?.
Pode até ser que haja boa intenção deste governo mas, em breve nossa equipe retornará ao local (como é dever) para dar continuidade a esta matéria. A expectativa é que em tal oportunidade, o enfoque seja outro, ou melhor, aquele que a população espera. ?Tudo resolvido!?.

COMPATILHAR: