Nesta terça (20), se comemora o Dia Mundial de Combate a Osteoporose. Uma doença que consiste na perda de massa óssea e pode ter consequências graves, como fraturas e causar a morte. As mulheres são as principais vítimas, principalmente depois que enfrentam o período da menopausa.
Aulas de ginástica duas vezes por semana e muitas atividades, podem ajudar no combate a esta doença, que por sinal é temida pelas mulheres. A dona de casa juizforana Zélia Vieira Fernanda tem 82 anos. Há oito descobriu que sofre de osteoporose, um processo degenerativo que causa a perda progressiva da resistência dos ossos. A atividade física é parte do tratamento.
O tratamento se assemelha à prevenção. Exercícios físicos são muito importantes, quanto maior a intensidade, maior a produção de massa óssea. Alimentos ricos em cálcio também devem fazer parte do cardápio. O leite e seus derivados são os que contêm maior quantidade da substância. Já a exposição moderada ao sol é fundamental para fixar o cálcio ingerido nos ossos. Os vilões são o cigarro e a bebida alcoólica, que devem ser evitados.

COMPATILHAR: