O Festival Nacional da Canção, o maior festival de música do Brasil, já está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever pelos Correios ou pela internet até 11 de junho para concorrer ao troféu Lamartine Babo e R$186 mil em prêmios.
Os compositores podem inscrever quantas músicas desejarem, desde que inéditas e originais, pagando taxa de R$10 por música. Não existem restrições a gêneros musicais e obrigatoriamente as letras devem ser em português.
Nesta edição, para comemorar os 40 anos do evento, a organização do festival preparou uma programação especial. O objetivo principal é valorizar a cultura nacional no interior do Estado. Para isso, o projeto 2010 foi incluso em uma vertente cultural muito mais ampla, que promove, também, o cinema, teatro, dança, poesia, artes plásticas, música nas ruas e oficinas culturais.
O 40° Fenac está programado para acontecer em seis cidades mineiras: 30 e 31 de julho em Extrema, 6 e 7 de agosto em Formiga, 13 e 14 de agosto em Pouso Alegre, 20 e 21 de agosto em Varginha, 27 e 28 de agosto em Três Pontas e nos dias 4, 5 e 6 de setembro em Boa Esperança.
Durante o evento, as comunidades dos seis municípios sedes do 40° Fenac, vão ter acesso gratuito às mostras de cinema, teatro, dança, artesanato, além de poder presenciar apresentações de bandas nas ruas, praças e auditórios. O concurso literário ?Jovens Compositores? será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento. Exposições artísticas e oficinas culturais também serão oferecidas à população.
Dividido em cinco eliminatórias, seis músicas semifinalistas serão selecionadas em cada cidade. Em Boa Esperança acontecerão as duas semifinais nos dias 4 e 5 de setembro e a apresentação das 10 finalistas, no dia 6 de setembro. No ano passado, 2500 compositores de 24 estados brasileiros participaram do festival.
As inscrições do 40° Festival Nacional da Canção podem ser feitas pelo site www.festivalnacionaldacancao.com.br. Podem ser também enviadas pelo correio para Av Rui Barbosa, 135, sala 105, Centro, CEP: 37002-140, Varginha ? MG. O Fenac é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pela Lei Rouanet. Mais informações pelo telefone (35) 3221-1020.

COMPATILHAR: