Já estão abertas as inscrições para adesão de novos alunos do ensino superior ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições devem ser feitas até 17 de abril somente pela internet, pelo Caixa Econômica Federal (www3.caixa.gov.br/fies).
No Fies, o aluno pode financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre que estiver cursando. Porém, apenas alunos matriculados em instituições de ensino que se cadastraram no programa em 2009 podem solicitar financiamento.
O fundo trabalha com duas taxas de juros anuais: 3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes no catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e de 6,5% (fixa) ao ano, para os demais cursos.

O que fazer para se inscrever:
O estudante candidato ao Fies deve preencher a ficha de inscrição que estará disponível na página eletrônica da Caixa, imprimi-la em duas vias e entregá-la na instituição de ensino onde estuda. Antes é necessário fazer uma pré-inscrição, também através do site. Só assim o candidato receberá uma senha para fazer a inscrição definitiva.
Para contratar o Fies, o aluno precisa apresentar um ou mais fiadores ou ainda utilizar a fiança solidária. Neste caso, grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda. Os estudantes podem receber mais informações e tirar dúvidas no telefone de atendimento 0800-7260101.

COMPATILHAR: