Estão abertas as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Formiga. Os produtores rurais interessados em se cadastrar no programa devem procurar o Setor de Políticas Rurais, que fica no Terminal Rodoviário.

Para se cadastrar é preciso apresentar a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); o cartão do produtor rural, que pode ser retirado na Receita Federal; Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade e um documento que comprove que o interessado é agricultor familiar.

O PAA é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

Em Formiga, as compras são realizadas pelo Setor de Políticas Rurais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, diretamente do produtor rural e destinadas ao Banco de Alimentos, que as classifica e distribui às entidades registradas.

No município, o programa já tem 97 produtores cadastrados. Os produtos são oferecidos para os bancos de alimentos, cozinhas comunitárias e entidades cadastradas no programa.

IMPRIMIR

Fonte:

Secom Formiga