O Saae abriu nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o credenciamento que trata do projeto Santuário das Águas. Podem se inscrever os proprietários rurais das regiões do Ribeirão Morro Cavado e Córrego Manuel dos Reis; do Córrego Morro das Pedras e Ribeirão Padre Trindade; do Córrego dos Buritis, Córrego do Barro, Córrego Cachoeira do Areião e Córrego Barra Mansa e do Córrego do Fidélis.

O “Santuário das Águas” tem como objetivo revitalizar a bacia do rio Formiga para aumentar a produção de água e melhorar a qualidade dela, no trecho que fica acima da barragem de captação do Saae.

Segundo a autarquia, o projeto funciona da seguinte forma: após inscrição do produtor rural, um profissional autorizado fará uma análise na propriedade e elaborará um pequeno projeto específico para a área, de forma a adequá-la para produzir água. Feito isso, o Saae negocia com o produtor quais ações do projeto ele deseja implantar na propriedade. As atividades serão executadas e pagas pelo projeto. O produtor rural não tem nenhuma despesa.

De acordo com o Saae, as ações que poderão ser executadas são: plantio de árvores nativas; cercamento das áreas de vegetação (das nascentes, dos cursos de água, de reservas); construção de barraginhas (bacias de captação); construção de terraços (curvas de nível) para infiltrar água no solo e readequação da estrada da propriedade (tirar as águas de chuva). Depois delas executadas, é assinado um contrato entre o proprietário rural e o Saae e, por ele, o produtor se compromete a conservar as obras feitas e o Saae a lhe pagar, por cinco anos, pela conservação de tudo que foi realizado.

No final de cinco anos, o contrato pode ser renovado. A tabela com os valores estará afixada na Emater, no Sindicato Rural, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Sicoob Credifor, na ACIF CDL, no IEF, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O edital de credenciamento já foi publicado no site do Saae (www.saaeformiga.com.br/editais). Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de dezembro, encaminhando documentos para credenciamento no setor de Licitação do Saae, no seguinte endereço: rua Antônio José Barbosa, 723, no Santa Luzia. Mais informações pelo telefone 3329-2767, com José Ivo ou Tainara.

COMPATILHAR: