O Unifor-MG está com inscrições abertas para o processo de seleção de professores da rede estadual de ensino do município de Formiga que possam atuar como bolsistas de supervisão e cadastro de reserva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).
Os interessados devem inscrever-se pelo e-mail [email protected], nesta terça-feira (3), enviando apenas o Anexo I, editado, do Edital 06/2015, a fim de agilizar o agendamento da entrevista. A ausência de quaisquer documentos necessários à inscrição redundará no indeferimento da inscrição.
Os professores supervisores deverão atuar nas seguintes unidades escolares: Escola Estadual José Bernardes de Faria, Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, Escola Estadual Doutor Abílio Machado, Escola Estadual Jalcira Santos Valadão, Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Escola Estadual Professor Tonico Leite e Escola Estadual Rodolfo Almeida.
Serão ofertadas 14 bolsas de supervisão, destinadas a professores lotados nas referidas escolas atendidas pelo Pibid/Unifor-MG. O número de supervisores de cada escola será definido no processo seletivo, levando-se em conta a demanda de cada unidade escolar, o perfil, a disponibilidade de carga horária, bem como o desempenho na área de cada inscrito.
As bolsas serão concedidas pela CAPES e terão vigência de 12 meses, a contar de 14 de março de 2015, mas podem ser prorrogadas por mais 12 meses.
O valor mensal individual da bolsa de supervisão creditado pela CAPES será de R$ 765, destinada ao auxílio na execução das atividades do programa, não existindo ajuda financeira adicional para transporte, alimentação ou outros custos.

Processo de seleção e resultado
O processo de seleção consistirá em:
a) Entrevista: oportunidade em que serão conferidos e analisados o curriculum vitae e a carta de motivação, bem como a respeito da experiência docente, a motivação, atribuições e interesse para o ingresso no programa;
b) A entrevista dos interessados ocorrerá nos dias 4 e 5 de março de 2015, sendo de caráter individual, com duração máxima de 20 minutos. O candidato será comunicado do horário e data via telefone e, ainda, pelo site do UNIFOR-MG, seção PIBID, no link Edital 2015;
c) Entrega de documentos para análise na entrevista: o candidato deverá portar, no momento da entrevista, a carta de motivação (Anexo II) e o curriculum vitae comprovado e entregá-los à Comissão de Seleção.
O resultado final do processo seletivo, contendo a relação dos bolsistas de supervisão classificados dentro das vagas para cada uma das sete escolas participantes do Pibid-Unifor-MG, será publicado no site institucional a partir do dia 9 de março de 2015, bem como aqueles que comporão o cadastro de reservas.
O Pibid
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é instituído pelo MEC (Ministério da Educação) no âmbito da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) cujo objetivo é fomentar as atividades de iniciação à docência, visando à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura das instituições de ensino público.
O Pibid/Unifor-MG, edição 2015, aprovado pela CAPES, no âmbito do Edital PIBID Nº 61/2013, pretende desenvolver atividades em sete escolas de Ensino Fundamental e Médio do município de Formiga, contando com a participação de 110 alunos bolsistas de iniciação à docência, estudantes dos cursos de licenciatura em ciências biológicas, educação física e pedagogia-docência, do Centro Universitário de Formiga.
O Edital encontra-se disponível no site www.uniformg.edu.br

COMPATILHAR: