O prefeito Eugênio Vilela e o vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Esportes, Cid Corrêa, participaram da abertura oficial da etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (26), no poliesportivo da Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente), e contou com a presença de atletas de Formiga e de diversas cidades mineiras, além de profissionais da Educação.

O ex-secretário de Esportes de Minas Gerais e ex-vereador Arnaldo Gontijo também esteve presente à solenidade de abertura dos jogos.

Formiga foi escolhida para sediar a etapa regional dos jogos, promovidos pelo Governo do Estado e pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, apoia o evento esportivo que começou na segunda-feira (25) e vai até o dia 30 de junho.

O prefeito Eugênio Vilela destacou a importância de Formiga receber 2 mil estudantes-atletas, representando mais de 70 cidades mineiras. “Eles estão movimentando a nossa cidade, principalmente o comércio. Há mais de dez anos Formiga não sediava uma etapa regional do JEMG. Isso mostra a credibilidade da nossa gestão, por meio da Secretaria de Educação, que está dando total apoio ao evento e incentivando o esporte no município”, disse.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Esportes, Cid Corrêa, está feliz com a realização dos Jogos Escolares de Minas Gerais em Formiga. “Em abril passado, sediamos a fase microrregional do JEMG e, agora, estamos com a fase regional. Em setembro deste ano, também sediaremos a fase regional do JIMI [Jogos do Interior de Minas]. Isso para nós é uma grande satisfação, já que iremos sediar a maior competição esportiva escolar de Minas Gerais. É uma oportunidade única para todos os atletas formiguenses jogarem perto de seus familiares e de promovermos o turismo e a economia de nosso município”.

A etapa regional do JEMG conta com jogos nas modalidades de basquete, futsal, handebol, peteca, vôlei, vôlei de praia e xadrez. São 350 jogos em cinco dias de competição, envolvendo 168 escolas de 73 municípios.

Além de Formiga, os municípios participantes são: Aiuruoca, Alfenas, Alpinópolis, Andradas, Arceburgo, Baependi, Botelhos, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Caxambu, Conceição da Aparecida, Conceição do Rio Verde, Conceição dos Ouros, Cristina, Cruzília, Delfim Moreira, Divisa Nova, Extrema, Gonçalves, Guaranésia, Guaxupé, Ibitiúra de Minas, Ilicínea, Inconfidentes, Itajubá, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itapeva, Itaú de Minas, Jesuânia, Juruaia, Lavras, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Belo, Monte Sião, Munhoz, Muzambinho, Natércia, Nova Resende, Paraguaçu, Paraisópolis, Passos, Perdões, Pimenta, Piumhi, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, Santo Antônio do Amparo, São Bento Abade, São João Batista do Glória, São José do Alegre, São Lourenço, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Silvianópolis, Soledade de Minas, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

 

O JEMG

O JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam dele alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. Em 2018, 835 municípios se inscreveram no JEMG. Um recorde na história dos Jogos. As modalidades disponíveis no JEMG/2018 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

 

Imprimir

Comentários