Durante a cerimônia de abertura, houve o desfile das delegações, execução do Hino Nacional e do Hino à Formiga, foi acesa a Pira Olímpica, em seguida foram feitos pronunciamentos das autoridades, entre elas o secretário municipal de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira, e da coordenadora da Superintendência Regional de Passos, Maria Luiza, que declararam a abertura oficial dos Jogos Escolares.
O prefeito de Formiga, Aluísio Veloso/PT, deu as boas vindas aos atletas e desejou a todos boa sorte na competição e uma boa estadia no município. Depois, entregou uma lembrança a um representante de cada município. Em seguida, foram feitas apresentações artística pelos participantes do programa Pró-Jovem, do governo federam em parceria com a Prefeitura Municipal, dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do grupo de dança de rua da Academia Corpo e Movimento.
Participam dos jogos atletas de 14 municípios que pertencem à Superintendência Regional de Ensino de Passos. As cidades participantes são: Passos, Formiga, Capitólio, Alpinópolis, Pimenta, Doresópolis, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Córrego Fundo, Piumhi, Bom Jesus da Penha, Fortaleza de Minas e Vargem Bonita.
Os jogos reúnem cerca de 800 atletas e são disputados no Formiga Tênis Clube (FTC) e nos ginásios das escolas estaduais Doutor Abílio Machado (Polivalente) e Rodolfo Almeida.
As modalidades coletivas são: handebol, futsal, voleibol, basquete. A competição de xadrez será neste sábado (15), sendo a única modalidade individual do Jemg.
Na etapa microrregional, participam os alunos-atletas nas modalidades coletivas em dois módulos, nas categorias masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade se classificam para a etapa regional.

COMPATILHAR: