O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril.
Em Formiga, a data foi lembrada por meio de uma roda de palestras realizada na noite de terça-feira (2), no polo da Unifran, por iniciativa da universidade.
Alunos da instituição e membros do grupo Família Formiga Azul, composto por pais e familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tiraram dúvidas com profissionais de áreas distintas.

A importância de um diagnóstico precoce, causas e as expectativas futuras para autistas também foram abordados pela fonoaudióloga Ana Raquel Soares, a psicóloga Mariane Mota e pela terapeuta ocupacional Lorena Lima que em entrevista, explicou como foi a abordagem feita por ela durante a conversa: “Na minha área, pude orientar os pais sobre atividades de vida diária que levam independência e segurança, autocuidado, interação sensorial, interação precoce e outros temas”, comentou a terapeuta que considera importante iniciativas que levem informação aos pais, como ocorreu durante o evento que reuniu cerca de 30 pessoas.

“A Roda de Conversas promovida pela Unifran foi de grande importância tanto para os alunos presentes quanto para alguns pais que a pouco tempo tiveram seus filhos diagnosticados com TEA. Nós do grupo Família Formiga Azul ficamos honrados em sermos convidados para participar, pois além de conhecer um pouco mais sobre esse universo em que vivemos, pudemos dividir nossas experiências, pois quando você se abre para conhecer outras pessoas e ouvir o que elas têm a dizer, você descobre novas formas de lidar”, disse Renata Nunes Pereira, uma das mães fundadoras do grupo de apoio.

Mesmo se tratando de um transtorno que, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) é diagnosticado em uma a cada 160 crianças, a desinformação e consequente preconceito são dois grandes desafios encarados pelas famílias.

Para a quebra do estigma é importante que governos, instituições de ensino e organizações civis promovam, com maior constância, palestras e eventos que envolvam toda a sociedade, levando conhecimento e conscientização para o que é viver com o Transtorno do Espectro Autista e conviver com quem o possui.

Diante de tantos desafios impostos à família de pessoas diagnosticadas com o TEA, os pais reforçam que tê-las é uma grande benção e que o importante é buscar formas de acolhimento e qualidade de vida e amá-las como merecem. “O principal que se deve aprender com o Autismo é que você é uma referência para seu filho. Ame incondicionalmente, pois ainda não inventaram remédio mais eficaz que o amor!”, disse Renata. 

Família Formiga Azul
O grupo de pais e familiares foi criado no início de 2018, para que juntos, os membros pudessem expor necessidades, dúvidas, compartilhar experiências e iniciativas que ajudem no cuidado diário dos filhos.

Além de um grupo de WhatsApp, o “Família Formiga Azul” se comunica por meio de outro grupo aberto do Facebook, que conta com cerca de 160 pessoas.

Outra função importante encontrada pelos participantes foi o apoio emocional.

No ano passado, para lembrar a data, o grupo realizou em Formiga um ato no semáforo da praça Getúlio Vargas. Além da exposição de uma faixa, foram entregues folhetos com informações sobre o autismo.

O que é o Abril Azul?
Com o intuito de ampliar os conhecimentos acerca do autismo, a campanha Abril Azul foi proposta em 2007. Ela visa combater o preconceito e até mesmo aumentar o engajamento de autoridades com a causa.

Dessa forma, durante o mês de abril é comum encontrar mais notícias e informações relacionadas ao assunto. Além disso, eventos e iniciativas focadas no TEA são frequentes nesta época em todo o Brasil.

Foto: Vinícius Ferreira

Foto: Vinícius Ferreira

Com informações do portal Vida Saudável

COMPATILHAR: