A posse da nova diretoria da Academia Formiguense de Letras (AFL) foi realizada no sábado (10) no auditório da Escola Municipal de Artes Maestro Zezinho (Emart). A abertura da solenidade ficou por conta da Associação dos Amigos da Cultura da Cidade de Formiga (AACCF) junto com alunos da Academia Corpo e Movimento, que apresentaram duas danças.
Composta a mesa de honra e executado os Hinos Nacional e à Formiga, fizeram uso da palavra a secretária da AFL, professora Cidinha Castro, o representante da comitiva visitante da Academia Divinopolitana de Letras (ADL) João Carlos Ramos; a secretária de cultura, Maria Andrada; o palestrante e escritor Marco Túlio Costa, o ex-presidente da academia, Gilberto de Sousa Basílio e o presidente empossado Paulo José de Oliveira. Sob a coordenação do acadêmico Gilberto Basílio foi realizado o ato solene de posse, quando a nova diretoria assinou o termo.
Tomaram posse os seguintes membros: presidente: Paulo José de Oliveira; vice-presidente: Antônio de Pádua Elias de Sousa; secretária geral Maria Aparecida Castro Campos; secretário adjunto: Geraldo Cristino Oliveira; primeira tesoureira, Elizabeth Silveira Castro Baptista de Souza; segundo tesoureiro, Gustavo Felipe Monteiro de Castro; bibliotecária, Maria Célia Maia; diretor do departamento editorial, Amilton Luis Vale; diretor de divulgação, Eduardo Ribeiro de Carvalho; primeira conselheira, Maria Ribeiro de Andrada e Oliveira Figueiredo; segundo conselheiro, Antônio Santos Damasceno; terceiro conselheiro, Luiz Carlos Meneses; quarto conselheiro, Ubiratan de Brito Mota; quinto conselheiro, Paulo César Pacheco.
Em seguida, foi proferida pelo escritor convidado, Marco Túlio Costa a primeira aula magna da AFL o qual falou sobre ?O papel do escritor e o mercado editorial?.
A academia prestou homenagens ao ex-presidente Gilberto de Sousa Basílio e ao escritor Marco Túlio Costa, natural de Formiga e que hoje reside em Passos foi convidado a integrar a AFL como acadêmico formiguense ausente. O evento, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, foi encerrado com um coquetel de confraternização.

COMPATILHAR: