Alunos dos diversos cursos da área da saúde oferecidos pelo UNIFOR-MG participaram de uma capacitação sobre a Plataforma Brasil. A atividade foi realizada no dia 20 de fevereiro, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?.

Desde janeiro de 2012, é utilizada a Plataforma Brasil, em substituição ao SISNEP (Sistema Nacional de Ética e Pesquisa) para o registro de pesquisas envolvendo seres humanos. A Plataforma é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP (Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

A Plataforma Brasil permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios, desde a submissão até a aprovação final pelo CEP e pela CONEP, quando necessário, possibilitando, inclusive, o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Ética do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ivani Pose Martins, existe uma dificuldade do corpo docente e do corpo discente em encaminhar projetos para a apreciação do Comitê. ?A capacitação foi promovida para tirar essas dúvidas com relação ao encaminhamento dos projetos. O trabalho do Comitê de Ética é sério, de grande responsabilidade e prima sempre pela integridade do ser humano?, ressaltou.

Durante a atividade, o Prof. Ms. Andrei Pereira Pernambuco e a Profa. Ms. Ywia Danieli Valadares utilizaram um tutorial para esclarecerem as principais dúvidas dos alunos e dos professores orientadores.

Segundo o Prof. Ms. Andrei Pernambuco, o treinamento mostrou como realizar novas submissões de trabalhos pela Plataforma Brasil. ?É um sistema unificado, onde a pessoa submete projetos de pesquisa para apreciação de Comitês de Ética. Por meio de um tutorial bem simplificado, os alunos foram treinados para que possam inserir os projetos de pesquisa, de Iniciação Científica, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dentro da Plataforma Brasil para serem posteriormente apreciados?.

A Profa. Ms. Ywia Danieli explicou sobre a atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa em humanos e o que o Comitê do UNIFOR-MG tem feito. ?A importância da Plataforma Brasil é agilizar o trâmite que antes era feito por papel. Para os alunos, foi fundamental para conhecerem como funciona a fim de ficar mais fácil e rápido quando forem submeter os projetos?, destacou.
O sistema permite, também, a apresentação de documentos em meio digital, propiciando, ainda, à sociedade o acesso aos dados públicos de todas as pesquisas aprovadas. Pela internet, é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.
A Plataforma Brasil é um passo importante para a transparência e agilidade no processo, devido à apresentação de documentos pela internet, evitando a tramitação de protocolos via Correios.

COMPATILHAR: