A Associação de Combate ao Câncer (ACCCOM) realiza no mês de maio, em diversas cidades da região, ações preventivas contra o câncer de boca. Este trabalho faz parte de uma ação mundial feita pela OHANCAW ? Oral, Head & Neck Cancer Awareness Week ? que promove todos os anos um evento destinado a sensibilizar e educar o público e profissionais de saúde sobre a doença.
A Aliança Internacional coordena rastreamentos simultâneos em várias localidades americanas e em 13 países promovendo educação preventiva quanto aos fatores de risco e características do câncer de boca. O tema em 2011 é ?Tudo que você precisa fazer é abrir sua boca? (All you have to do is open your mouth). É a primeira vez que a ACCCOM adere a importante campanha e também é a única representante no Brasil neste evento. Todas as ações serão contabilizadas e enviadas para a organização OHANCAW após o término das atividades.
O premiado ator e produtor Michael Douglas, que está se recuperando de uma batalha contra um câncer na garganta, está apadrinhando a campanha. Minha experiência me ensinou a importância da detecção precoce e diagnóstico ao tratamento bem sucedido e um resultado positivo. O exame é rápido, indolor e livre, por isso estou incentivando a todos para aproveitar esta oportunidade que pode salvar sua vida?, disse o ator.
As ações na região serão distribuídas em duas semanas: nesta semana haverá palestras diárias de sensibilização e conscientização de educação continuada para profissionais da rede pública, tais como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e cirurgiões-dentistas sobre fatores de riscos causadores do câncer de boca e lesões suspeitas. Na segunda semana haverá o trabalho de campo com realização de exames e rastreamentos das possíveis lesões com o consultório itinerante da Associação. Participarão até o momento as cidades de Carmo do Cajuru, Divinópolis, Camacho, Onça do Pitangui e Arcos. ?Estamos solicitando o envolvimento dos gestores e coordenadores de saúde bucal dessas cidades para multiplicar estas informações para os grupos de riscos: alcoolistas, tabagistas, trabalhadores expostos ao sol e pessoas que já fizeram parte destes grupos no passado?, ressalta Luciana Vieira Muniz, Cirurgiã-Dentista da ACCCOM.
No dia 13 de maio, em Divinópolis, haverá uma ação no pátio do Hospital do Câncer, com o Consultório Itinerante da ACCCOM e no Consultório Odontológico do Centro Assistencial da entidade, de 8h às 12 horas, com avaliações sobre lesões suspeitas de câncer de boca. Também neste dia, todos os PSF´s estarão no mesmo horário focados para esta atividade. As atividades serão abertas à população.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2011, para cada 100 mil habitantes são estimados 14.120 novos casos, sendo 10.330 em homens e 3.790 em mulheres. Em Minas Gerais são estimados 1.120 novos casos. Confira os materiais que fazem parte da campanha e a programação em anexo.

COMPATILHAR: