A equipe de Prevenção e Rastreamento da Associação estará nesta quinta-feira, dia 20, no UNIFOR ? Centro Universitário de Formiga ? para realizar uma palestra voltada para os alunos da área de saúde. O objetivo é orientar os futuros profissionais sobre fatores de risco, prevenção e tratamento dos diversos tipos de cânceres.
O evento está programado para começar a partir das 19h e está previsto para terminar às 20h30. O Consultório Itinerante da ACCCOM também estará no local.
Desde o início do século, a postura da sociedade é de acreditar que o câncer é sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curáveis, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

10 dicas para prevenção de câncer

1. Pare de fumar! Essa é a regra mais importante para se prevenir contra o câncer.
2. Uma alimentação saudável pode reduzir os riscos de câncer, em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.
3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.
4. É aconselhável que homens entre 50 e 70 anos, durante uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata.
5. Os homens, acima de 45 anos, com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, devem realizar consulta médica para investigação de câncer de próstata.
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, precisam fazer o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve realizar uma mamografia a cada dois anos.
7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico.
8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, façam exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.
9. No lazer, evite exposições prolongadas ao sol, entre 10 horas e 16 horas, e use sempre proteção adequada como chapéu e filtro solar. Durante o trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10. Diversos tipos de cânceres podem ser evitados, desde que se mude o estilo de vida, com a adoção de hábitos saudáveis.
Fonte: Revista Viva Saúde

COMPATILHAR: