Da Redação

Na segunda-feira (23), os temores de parte dos moradores da comunidade de Rodrigues, na zona rural de Formiga, se tornaram realidade.

Após dezenas de reclamações sobre as condições precárias de conservação de uma ponte localizada naquela área rural, por onde é escoada boa parte da produção agropecuária da comunidade, um acidente foi registrado com um caminhão carregado de leite, que ficou preso no local. Por sorte, o condutor do caminhão não se feriu.

Segundo informações de moradores, com o dano causado à ponte após o acidente, que agravou ainda mais a situação e impossibilitou o uso do acesso, a van que faz o transporte dos alunos que moram em Rodrigues não tem mais condições de buscá-los em casa. Por esse motivo, algumas crianças estão andando cerca de 3 km até o local onde o veículo as aguarda para levá-las até a escola.

A realização de reparos ou a construção de uma ponte nova são pedidos quem vinham sendo feitos desde o mês de janeiro pelo vereador Sidney Ferreira que, na reunião da noite de segunda-feira (23) do Legislativo, voltou a pedir uma solução urgente para o problema que se arrasta há anos.

O que diz a administração municipal

O Últimas Notícias  entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura (Decom) para saber quais as atitudes tomadas pela administração após o acidente na ponte e por que, após tantos pedidos de providência do vereador e da comunidade, nada havia sido feito para recuperar o acesso.

A informação repassada pelo coordenador do departamento, Welerson Andrade, é de que nesta quarta-feira (25), o responsável pelos reparos nas estradas rurais do município, José Thiers já estava em uma empresa da cidade providenciando o transporte de duas vigas que serão colocadas na ponte.

Há pelo menos quatro meses, as duas vigas foram doadas para o município, mas devido à extensão das mesmas (14 metros), a administração não possui veículo para transportá-las. Segundo a administração, cada viga custa R$1500.

Segundo o Decom, essa informação havia sido repassada ao vereador Sidney Ferreira, que se comprometeu a conseguir o transporte das duas peças de madeira para a realização dos serviços de recuperação da ponte, o que não ocorreu até o momento.

O que diz o vereador

Em contato com Sidney Ferreira, o vereador informou ao portal que não se comprometeu em conseguir o transporte das vigas em momento algum, e que a proposta feita por José Thiers, era de que esse serviço fosse custeado pela população de Rodrigues.

“Cheguei a passar a informação para moradores da comunidade, mas não concordo com esse tipo de parceria que traz gastos para a população que já arca com impostos. Há 10 meses estamos pedindo uma solução para este problema. Graças a Deus o acidente não deixou feridos, mas e se ocorresse com uma van escolar?”, comentou o vereador, que compõe a base do governo.

Para Sidney, a questão não é o transporte das vigas de madeira que, de fato, custa caro, mas a total falta de ação diante do problema. “Não tomaram nenhuma medida em todos esses meses. Não foi feito um escoramento ou qualquer tipo de reparo, colocando muitas vidas em risco”, concluiu.

 

COMPATILHAR: