Quatro pessoas morreram e pelo menos outras 11 ficaram feridas em um acidente na madrugada desta terça-feira (21) na MGC-122, perto de Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais. 

A colisão ocorreu por volta das 4h. Segundo o tenente Franklin Soares Xavier, do Corpo de Bombeiros de Montes Claros, que coordenou o resgate das vítimas, um ônibus que fazia o sentido São Paulo-Bahia e um carro Onix, com placas do estado de São Paulo, que vinha na direção oposta bateram de frente.

Ainda não se sabe qual dos veículos teria invadido a contramão. No carro estavam quatro pessoas e todas morreram. “Ele se partiu ao meio. Três vítimas foram arremessadas na via, três mulheres. O motorista ficou preso às ferragens. Após autorização do perito, retiramos essa vítima”, explicou o militar.


O motorista ainda estava com o cinto de segurança, mas, considerando os danos ao veículo, não era possível dizer se as passageiras usavam o equipamento ou não. 

Por volta das 12h15, a assessoria de imprensa do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, de Montes Claros, deu mais detalhes sobre as vítimas que morreram no acidente. Elas eram de Macaúbas (BA) e os corpos foram levados pelo serviço funerário de plantão. 

As pessoas foram identificadas apenas pelas iniciais e idade. O motorista era G.M.N, de 39 anos, e as passageiras, M.S.A, 27 anos, T.S.S, 28 anos, e H.M.J.S, de 90 anos. 

O motorista do ônibus também ficou preso às ferragens. Os bombeiros precisaram serrar parte do veículo para retirá-lo. Ele foi entregue a uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levado à Santa Casa de Montes Claros. 

“Dez ou 11 passageiros tiveram escoriações, luxações, e foram retirados pelo Corpo de Bombeiros. Colocamos uma escada na janela, pusemos na maca. Também foram para a Santa Casa”, detalhou o tenente Franklin. 

Os bombeiros informaram que havia 41 passageiros, entre eles duas crianças. Uma pessoa também levava um cachorro. Mais tarde, o Samu Macro Norte disse ter contabilizado 26 pessoas no ônibus. O motorista, de 35 anos, teve fratura exposta na perna direita, suspeita de fratura no braço direito, trauma abdominal e um corte na cabeça. Ele era a vítima mais grave. 

Outra pessoa socorrida pelo Samu é um idoso de 70 anos com traumatismo cranioencefálico, que também foi para a Santa Casa. Duas mulheres de 42 e 46 anos e um homem de 56 foram transportados para o Hospital Regional de Janaúba com ferimentos leves. Cinco ambulâncias do Samu Macro Norte estiveram no local.

O tenente Franklin disse, ainda, que um ônibus da mesma empresa foi enviado ao local para dar apoio aos passageiros. Por volta das 8h, a ocorrência ainda estava em andamento e havia 3 quilômetros de congestionamento em cada sentido. Além das viaturas de Montes Claros e das equipes do Samu, bombeiros de Francisco Sá, responsável pela região, atuaram na ocorrência, assim como a Polícia Civil e a Polícia Militar (PM).

Houve vazamento de óleo e os bombeiros precisaram espalhar serragem na pista para evitar derrapagens. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ficou responsável pelo controle do trânsito e retirada dos veículos envolvidos no acidente para a liberação da estrada.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: